quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nachos

Uma receita mexicana... A primeira vez que experimentei nachos foi quando fiz intercâmbio. Nos Estados Unidos quem tem 16 anos já pode tirar a carteira de motorista e como o intercâmbio não permitia que dirigíssemos minhas amigas me levavam para todos os lados. Acabei conhecendo toda a região com elas, minha cidade tinha apenas três mil habitantes, a principal cerca de 30 mil e bem espalhada, e pequenas cidades (towns) ao redor. Na época nosso passeio favorito era descobrir lojas de descontos. Foi assim que comprei meu primeiro par de Keds!

Num desses passeios, ao voltar para casa minha amiga parou num posto de gasolina para comprar comida e pensei, isso não vai prestar... porque aqui não tínhamos as lojas de conveniência na época... isso há mais de 20 anos! Ela comprou nachos e para minha surpresa estavam maravilhosos!

Hoje com o mundo mais globalizado nossos filhos já conhecem estes pratos desde pequenos, mas não deixam de curtir o arroz e feijão nosso de cada dia. E por falar nisso, há muito tempo não viajamos, mas durante nossas viagens, quando sentíamos saudade da comida brasileira, era nos restaurantes mexicanos típicos que encontrávamos alento.

Este prato pode ser servido como aperitivo. A versão que faço é simplificada, apenas carne moída temperada com pimenta e cominho, molho de tomate e queijo derretido por cima. Sirvo com as tortilla chips, que aqui encontramos na forma de doritos ou dippas. Meu marido é alérgico ao jalapeño e raramente utilizo.

Nachos
250 g de carne moída (patinho)
sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de cebola
1 dente de alho grande ralado
1/2 xícara de molho de tomate
rodelas de pimenta jalapeño e azeitona preta picada para decorar (opcional)

Queijo muzzarela ralado ou cheddar ralado

1) Doure a carne sem óleo nem temperos para ficar soltinha. Em seguida, acrescente a cebola picada e o alho e refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione o molho de tomates, o sal, a pimenta e o cominho e deixe tomar gosto por alguns minutos.

2) Coloque num recipiente os doritos e faça camadas com o molho de carne e cubra com queijo, levando ao microondas para derreter antes de servir.

Ou coloque a carne num recipiente e os doritos ao redor como fiz. Use as mãos para comer nachos... mergulhe (dip) as tortilhas na carne temperada.

26 comentários:

  1. Ai, que delícia. Também amo comida mexicana :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, qto tempo!!Tb adoro comida mexicana e sempre comprei o preparado pronto para misturar na carne moída pois não sabia a receita.tentarei fazê-lo!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito e faço de vez em quando como entrada quando temos amigos em casa. Às vezes misturo feijão na carne e fica também muito bom, de resto faço igual, simples e delicioso.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa quem prepara os nachos é minha filha. Desse jeitinho mesmo, porém com cheddar. Acho gostoso e sempre é bom variar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Só sei que isso é muito, mas muito bom.
    Bjs linda.

    ResponderExcluir
  6. Preciso dizer que adoro nachos e que aqui em casa sempre rola, principalmente para acabar com a sobra do chilli? :)

    ResponderExcluir
  7. Ô Cris,que delícia! Imagine que eu morei na fronteira Mexicali/Calexico...comi Nachos maravilhosos...uma vez até trabalhei na barraca de Nachos num Basketball Game...hummmmmmmm!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca comi mas acredito que deve ser viciante comer isso :)

    ResponderExcluir
  9. Cris, tb adoro comida mexicana! Teus nachos estão de dar agua na boca!
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Que delícia. Também fizemos há alguns dias e realmente é bom demais. Deu até vontade!!! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Cris
    seus nachos estão demais... os chefinhos devem ter se regalado, não?
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Aiaiai que assim eu não aguento! Sou completamente pirada em comida mexicana, mas o Marcelo odeia pimenta... buaaaaaaaaaa, para ele, tem q ser bem pouquinho!! Morro de vontade de fazer um jantarzinho tex mex por aqui, mas que jeito? :(
    Ainda vou fazer esses nachos só pra mim, ah se vou!! hehehee
    Bjão, minha flor... saudade!

    Mari

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa eu nunca fiz este prato, pois meu marido não come carne vermelha.
    Já provei num restaurante uma vez.
    Eles vendem os nachos em caixinhas, ready to go!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  14. Mais uma da culinária mexicana que aprendo neste cantinho delícia.

    Já estou até me vendo junto com a família a dar suspiros depois de uns nachos!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Tao bom relembrar os tempos de estudante neh, ainda mais quando se esta aprendendo coisas novas em outra cultura. Tenho uma queda por comida mexicana. Felizmente aqui tao comum.
    Seus nachos estao apetitosos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Menina ficou maravilhoso. Um beijinho...

    ResponderExcluir
  17. Cris, amei! Eu sempre compro aquele pozinho pronto para misturar na carne... agora vou tentar fazer em casa com a sua receita :) Aqui em casa tacos são uma refeição frequente, os filhos amam, e comem alface, tomate, etc então faço pelo menos uma vez a cada 15 dias. Compro sempre o kit fiesta, mas agora vou comprar só os tacos prontos e usar sua receita. Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Cris, nem preciso te dizer, que me vi na fita, amei os nachos. bjs

    ResponderExcluir
  19. Ai Cris que verdadeira delicia!
    Eu tenho vontade de encontrar os doritos ou outro similar sem o sabor forte e tradicional do doritos mas nunca encontro por aqui, mas na falta do que eu quero acho que o doritos tradional mesmo caira bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Uma pena que o teu marido é alérgico a pimentas pois se
    este prato já é bom sem, imagine com aquele toque que só a pimenta dá!
    Aqui em casa todo mundo é pimentista juramentado!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  21. hummmm..amo comida mexicana!!é tudo de bom!!tanto tempo que não passo aqui!!!!..e..tanta coisa maravilhosa para vêr..não me perdoo por isso!!!!...bjus

    ResponderExcluir
  22. Oi tia, passei pra dar uma olhada nas coisas boas, hehehe... mas nesse eu tenho que comentar... nunca comi Nachos, mas sempre tive vontade... da próxima vez que for aí, eu quero hein?!?!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  23. Adoooro comida mexicana!E adorei seu blog!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!