sexta-feira, 15 de maio de 2009

Skillet brownies - Brownie na frigideira

Acabou o fermento? Faça brownies!

Uma frigideira esquecida num canto do armário que agora reina absoluta no meu forno! Esta receita de brownie bem úmido servido morno com calda de chocolate ou com sorvete é a preferência da garotada e dos adultos. Mais uma receita da Martha Stewart que já fiz inúmeras vezes.

Testei esta receita com chocolate em barra e sem ele, fica bom sempre, para um bolo menos calórico, faça só com o chocolate em pó...

Outro teste que fiz: creme de leite e creme de soja. Para ele ficar bem úmido e cremoso no meio como na última foto o creme de soja é a melhor opção.

Note que não vai fermento nesta massa... e cresce mesmo assim.

Brownie na frigideira
Receita adaptada da Martha Stewart

1 1/4 xícaras de açúcar
3 ovos

1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó (não serve achocolatado)
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) (50 g) de manteiga sem sal
1/4 xícara de creme de leite (creme de soja fica mais úmido)
200 g de chocolate em barra picado (pode fazer sem que dá certo)

1) Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar, use batedeira ou mixer. Em outra tigela misture farinha, chocolate em pó e sal.

2) Em uma frigideira, derreta a manteiga e o creme de leite/soja. Adicione o chocolate picado. Cozinhe em fogo médio-baixo até derreter o chocolate, mexendo constantemente. Retire do fogo e deixe esfriar por cinco minutos.

3) Acrescente a mistura de chocolate da frigideira à mistura de açúcar e ovos, mexendo bem até incorporar. (Nesta hora eu lavo a frigideira e unto com manteiga e chocolate em pó ou farinha e reservo.)

4) Junte a mistura de farinha, misture bem. Leve para assar na frigideira untada por cerca d
e 40 minutos ou até que o palito sai limpo da massa. Sirva quente com calda de chocolate ou sorvete.
  • Cuidado ao manusear o cabo da frigideira, use sempre uma luva.
  • Use apenas frigideira com cabo de inox ou de ferro.
  • Substitua a frigideira por uma forma redonda alta de 20 a 22 cm.

26 comentários:

  1. Cris querida, mas você é GENIAL mesmo!! Nunca imaginei que se pudesse fazer brownies na frigideira, e você me apresenta essa opção ainda mais fácil, e igualmente linda e saborosa!!
    Ahhh imagine se a formiga mor aqui não vai testar.... =D
    Amei demais da conta a receita!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Gostei, um dia destes experimento porque eu nunca fiz e nunca comi brownie na minha vida. Incrível :)

    ResponderExcluir
  3. Cris, gosto muito de cozinhar em frigideiras. Acho que aprendi isso com um amigo frances. Eh tao pratico. Adoro bownies, mas ando evitando por conta das calorias...mas esse esta tentador.

    Beijo e bom fim de semana pra todos voces.

    ResponderExcluir
  4. Cris, que original este brownie, e como adoro tudo que é prático, vou experimentar. As dicas do creme de soja e do chocolate em pó foi ótima. Bj grande, querida.

    ResponderExcluir
  5. Cris, ainda não experimentei o creme de soja. Esse brownie ficou tentador.
    Amanhã é um dia que vou passar a tarde na cozinha, de preferência com o forno ligado. Além de fazer gostosuras, ainda aqueço a cozinha, já que o frio aqui está tremendo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Cris, ficou tão perfeito e sem duvida maravilhoso. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta receita!
    A fazer muito brevemente
    Obrigada pela tradução, agora mais fácil ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Cris, que legal, adorei!! Aliás, este bolo de frigideira era novidade para mim, até que outro dia vi aquele cozinheiro louco americano que faz tudo rápido (não sei o nome dele) fazendo um bolo de frigideira, mas ele punha umas bananas primeiro, caramelava, aí punha a massa do bolo, tinha uma cara booooooaaaa... como o seu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cris ,Não dá pra crer que não vai ferm. né!!Ai ,...Parece super delicioso!!Hummmm!!!
    Bjs

    Valéria

    Papos de Anjo

    ResponderExcluir
  10. ai que idéia batuta, sra. batuta!!!!
    adorei, vou testar em uma frigideira mega especial que tenho.
    bisous,
    si

    ResponderExcluir
  11. Ficou realmente uma tentação! O visual tb fica ótima na frigideira.
    Aqui em casa compramos leite de soja para o meu marido. Creme eu nunca vi.
    É engraçado como ai no Brasil tem uma série de produtos que aqui não tem.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  12. E que lindos que ficam!!! :D Adoro brownies!

    ResponderExcluir
  13. E não é que fica super chique servir na frigideira!! Adorei!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Cris, nunca pensei em fazer um brownie usando firgideira, mas amei a idéia :)
    Com certeza ficou delicioso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Cris, este é aquele que comememos na casa da D. Aida? Adorei a opção do creme de soja e de fazer sem o chocolate derretido. Aquele estava divino! Pena que não tenho uma frigideira dessas, quem sabe quando achar uma liquidação eu compre!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Cris que idéia excelente pra frigideira hein?!
    E bem lindo seu brownie, até eu que não gosto de chocolate fiquei com vontade de provar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa receita!! Nunca tinha visto isso!! Que delícia deve ser esse brownie acompanhado de sorvete, como vc sugeriu! Mto bom!

    ResponderExcluir
  18. A receita é excelente Cris! Sabe que uso muito minha frigideira de aço inox no forno, uso para assar batatas, frango, fazer bolinho e tudo mais. rs


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou louca por uma frigideira dessas que vai ao forno :-) Seus brownies ficaram tentadores!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Cris, estou de volta.........oh my God!!!
    É a vida, uma hora dá outra não. Surpresa nenhuma encontrar uma receita maravilhosa por aqui né! Que show! Adorei a idéia da frigideira, tenho uma dessa, e uso co média frequência, agora com essa receita sei não! Xôo diabete, xô gastrite!

    Querida, perdi seu endereço, estou com todo material que vc pediu pra mim, me perdoa?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Esta é especial, prática e bem curiosa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Essa fatia com a parte cremosa aparecendo eh pura maldade!! A minha sobrinha ama brownie de paixao e vou fazer sem falta para ela experimentar! Bjss

    ResponderExcluir
  23. adoorei, fiz na assadeira e tbm deu certo, aqui em casa todoas adoraram. Tbm adicioneu um poco de mel a receita e ela ficou mais molhadinha
    aamo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  24. Cris, assim você me mata!! Que brownie mais cremoso é esse!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Mas PARA TUDO!!!! Amanhã esse brownie não me escapa!!!!Descobri pra que serve a minha frigideira de alumínio encostada a mais de 5 anos.Quase não faço frituras e quando faço só uso as de teflow.Você é danadinha mesmo!!rsrs Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!