terça-feira, 1 de setembro de 2009

Spätzle - o macarrão alemão

Uma comida de origem alemã, com cara e consistência de nhoque e leve sabor de macarrão. Conheci o spätzle nos Estados Unidos quando fiz uma viagem a trabalho para a cidade de Raleigh na Carolina do Norte. No final de semana gostava de conhecer pontos turísticos e ir ao shopping. Entrei num outlet. E claro, numa loja de apetrechos de cozinha. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o aparelhinho para fazer spaetzle (a grafia que estava na caixa).

Isto foi em 1996, o ano em que eu comprei minha máquina para fazer spätzle! E eu só comprei na época porque achei muito interessante o novo utensílio para ter na minha cozinha. Como tinha uma receita impressa e era muito fácil, pensei, vou levar e provar este macarrão alemão. E minha intuição não falhou, esta receita é fácil, saborosa e própria para aqueles dias que você acha que tudo está perdido, a empregada faltou, a despensa está vazia... Com farinha, água ou leite e um molho você prepara uma refeição em poucos minutos.

Com o passar dos anos e a ajuda dos blogs, parece-me que o spätzle no Brasil saiu das casas alemãs e veio para muitas mesas. E nem é preciso a maquininha... para fazer o spätzle você pode usar uma concha, como faz minha amiga Dona Ada, que é descendente de austríacos e que me ensinou a fazer o molho branco desta receita. Ou colocar a massa numa táboa de carne e ir "cortando" com a faca os gominhos.


Spätzle
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite (ou água)
2 ovos
1 pitada de sal

Para cozinhar:
2 litros de água
1 fio de óleo
1 tablete/envelope de caldo de legumes (ou sal)
1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. 



2) Despeje as mistura aos poucos  na água fervente com óleo e sal usando uma concha para pingar as gotas ou encaixe o aparelho de spätzle na panela, coloque a massa e deslize lentamente. Mexa com uma escumadeira para desgrudar as bolinhas e aguarde o cozimento, que é quando as bolinhas sobem. Retire da água com uma peneira ou escumadeira.

Para servir: na manteiga, alho e óleo, molho branco, molho vermelho, com goulash etc.

Molho Branco para Spätzle
Receita da Dona Ada
2 xícaras de água
1 a 2 colheres (sopa) de farinha
Noz moscada ralada - uma pitada
Manjerona ou manjericão fresco
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto

Misture tudo e leve ao fogo para dar o ponto. Sirva com spätzle.

19 comentários:

  1. Eu já vi em alguns blogs e acho tão bonitinha, também sei que dá para colorir a massa juntando beterraba cozida e etc :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, comidinha que minha avó fazia....que delícia...
    Achei interessante o aparelho, nem imaginei que pudesse existir um, e de fato, facilita um bocado o trabalho de cortar as tirinhas à mão!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. pois é..é uma maravilha essa massinha sim!!!...e..fica deliciosa mesmo com a variedade de molhos que tem..adorei essa com esse molho branco..uma otima dica!..bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu já comi este macarrão e gostei muito! No tempo que eu ainda namorava o Giovanni, frequentávamos a casa de um amigo dele cuja mãe era alemã e sempre fazia esse prato!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris. Muito jóia a sua dica. Minha massa é diferente, não leva leite, mas espinafre:
    Massa
    300 gramas de farinha
    2 ovos
    300 gramas de espinafre
    E como molho faço uma misturinha de gorgonzola com creme de leite. É delicioso. Provarei a sua versão. : )

    ResponderExcluir
  6. Eu que deixei o recado acima, mas estava na senha do marido!

    ResponderExcluir
  7. Nunca provei, mas tenho certeza que é bom... Massa é difícil não agradar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que blog interessante.. virei fã! Parabéns!! Eu sou amante da culinária e adorei ver aqui uma receita de spatzle... também sei fazer.. aprendi na Alemanha e gosto muito com goulash... ou gravy...
    Gabriela Abramides

    ResponderExcluir
  9. Cris, está muito lindo este nhoquinho alemão. O meu sogro já fez várias vezes para nós, ele tem uma maquininha bem semelhante. O que encanta na receita da D.Ada é a simplicidade dos ingredientes, especialmente do molho e o incrível sabor final.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Cris:

    Isso deve ser bom!!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Tambem tenho esse spaetzlemaker que comprei na Hungria. E faco tambem a receita da embalagem.
    Minha mae usa o colander e uma spatula para fazer - aprendeu assim com minha avo alema. Aqui em casa chamamos essa massa de galushkas e sempre acompanha o gulyás ou gulyásleves.
    Adorei esse molho da D. Alda.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Absolutamente amei este post. de paixao.saudades

    ResponderExcluir
  13. Quando vi a maquininha, pensei: essa receita não está pra mim, mas continuei lendo e vi que posso fazer sim. Maravilhoso nhoquinho!

    ResponderExcluir
  14. Cris,
    Eu amo Spatzle, eu provei na casa de uma brasileira casada com um alemão quando morávamos na Alemanha e fomos visitá-los...só há 20 e tantos anos....eles usavam um espremedor de batatas...e achamos o máximo o prato!
    Seu utensílio é um barato! Eu também me empolgo nessas lojas...se bobear compro por compulsão!
    Obrigada pela receita!
    Um beijo enorme,

    ResponderExcluir
  15. Cris, bem sem comentarios entrar num paraiso destes... eu me atrapalho toda sem o utensilio, até faço mas eles não ficam lindos, adorei a receita e post! bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre quiz esse ralador de Spatzle aqui em MG nao vi para vender ainda. Aquela sua barrinha é muito chique! Que delicia! Beijos da Pri

    ResponderExcluir
  17. Bem diferente e interessante, nunca tinha ouvido falar deste aparelho nem da massa...ótima dica,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  18. Quando vc escreveu que comrpou o apetrecho para fazer a massinha, não entendia a foto do cortador e depois que vi a sequencia, entendi. Realemtne é fácil !!! E essa xícara é da Mônica??? Lindo!
    bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Oi Cris,
    obrigada por usar a xícara que eu fiz pra você. Beijos, Mõnica Tezuka.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!