sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aceita uma salada de jiló cru?

Salada de jiló cru... Num churrasco com pão francês vai bem demais ou mesmo com arroz branquinho feito na hora... Eu gosto de jiló desde pequena. Em casa quando minha mãe fazia jiló a gente até ensaiava uma carinha amarga na primeira vez mas depois se acostumava com o sabor. Já o jiló cru eu só provei há pouco tempo e foi através da mãe da minha cunhada, claro num churrasco na casa de meu irmão New.

A receita da salada de jiló da Cidinha é simples: descasque alguns jilós, fatie-os finamente (ficam quase transparentes) e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, cebola fatiada, salsinha, cebolinha e bastante limão. Não precisa cozinhar, é crua mesmo esta deliciosa salada.

Esta outra receita é de meu irmão Cez: ele corta os jilós com casca em quatro partes. Numa panela refoga com manteiga e azeite uma cebola em rodelas finas até ficar transparente, adiciona alho triturado, sal e os jilós. Vai acrescentando água aos poucos só no fundo da panela e toda vez que a água evapora acrescenta mais, até  os jilós ficarem no ponto. 



8 comentários:

  1. Cris, esta eu preciso passar adiante....minha mãe é aficcionada por jiló, de qualquer maneira!Tanto que ela repete "hum que delícia" a vida inteira, que meus filhos aprenderam a gostar também, acredita?
    Um super beijo.
    Nereime

    ResponderExcluir
  2. Gosto tb cumadi, jilozin é bem côiss de minha terra...=]
    Tb estou gostando das mudanças, as fotos gdes ficam melhores...ainda mais bonitas e saborosas q nem as suas...
    Estou de volta seguindo seus conselhos...'simplificando a vida..'=}
    Um bejim no seu coração e tenha um lindo e abençoado final de semana, tá?!

    ResponderExcluir
  3. Receitinhas diferentes Cris! Minha avo gostava de jilo e ela as vezes fazia quando estavamos la passand as ferias. Mas eh engracado q ela semmpre fazia um pouquinho so pq so ela comia... Minha mae nao gosta de jilo e so compra p/ dar p/ o canario, hehehe!
    Por conta disso eu nunca comi muito jilo. Uma vez q experimentei da minha avo achei amarguinho, mas era bacana, nao achei horrivel como muitos dizem.
    Tenho q dizer q sua salada esta muito bonita, apetitosa mesmo, vou fazer um dia quando estiver no Brasil! (nunca vi jilo aqui)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hum.. acho que dá até para arriscar, hein?!!?!?! rs

    ResponderExcluir
  5. De fato a salada fica muito bonita, dá até vontade de comer, quem sabe um dia eu não arrisco nao é mesmo? Mesmo sendo jiló, o que não me agrada muito, hahaha, mas por ser raladinho, o sabor não deve ficar muito evidente, ou fica??

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Meninas, a lembrança que temos do jiló cozido é o que talvez nos impeça de fazer a receita, mas o sabor é bem diferente quando ele é usado cru... e é fatiado bem fininho, olha, eu gosto muito, então não me xinguem depois haha, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai Cris, confesso que morro de medo do danado jiló.. Enquanto issou vou de quiabo, berinjela, maxixe.. um dia eu chego lá!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Saudável, ingredientes baratos e parece apeitosa.
    Uma boa surpresa!
    Adorei!

    Anna.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!