sábado, 19 de novembro de 2011

Madeleines


Há muitos anos me apaixonei por estes bolinhos franceses em formato de concha e minha família também. É até engraçado ver meus filhos chegarem da escola e logo pedirem: "Mamãe, tem madeleines?" Brinco com eles que talvez sejam os únicos da sala que conheçam madeleines e me sinto feliz por poder dividir com eles sabores de outras terras. Desta forma aprendem a apreciar e valorizar a cultura de outro país começando pela comida, sem sair de nosso país. A minha cozinha é bem global neste aspecto.

Dos sabores das madeleines, de quais mais gosto? Limão! Ou será de laranja?

Embaladas para presente

Madeleines
Receita adaptada de Joy of Baking
Xícara medidora: 240 ml

100 g  de manteiga sem sal derretida
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitadinha de sal
3 ovos, temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha (pode ser suco de limão, laranja ou maracujá)
Raspas de 1 limão (ou laranja)

Antes de começar...
- Coloque a grade do forno na posição do meio e pré-aqueça o forno a 190° C.
- Unte 2 formas de madeleines com manteiga e farinha

1) Em uma tigela coloque a farinha, o fermento em pó e o sal.

2) Na tigela da batedeira: bata os ovos inteiros e o açúcar por 5 minutos até triplicar de volume. Adicione a a baunilha ou suco e misture bem. Desligue a batedeira.

3) Misture um pouco de farinha aos ovos batidos e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o resto da farinha e misture sem bater. 

4) Misture uma colher da massa à manteiga. Junte a manteiga aos poucos à massa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos ou por várias horas se fizer com antecedência. Se estou com pressa eu levo ao freezer por 10 minutos.

5) Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada cavidade da forma untada, deixando-a mais alta no centro.  Isto resultará no clássico "calombo" das madeleines. Asse por 11 a 13 minutos ou até dourar as bordas. Não asse por muito tempo senão ficam secas. Tire do forno e dê uma batidinha na forma na pia para soltar as madeleines.

Polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Se não tiver as formas apropriadas para madeleines... tente assar em forminhas de papel. O sabor não é o mesmo, mas dá para matar a curiosidade.

9 comentários:

  1. Cris, faz tanto tempo que não passo por aqui. Suas fotos estão lindas e os posts muito apetitosos. Preciso comprar urgentemente forminhas para fazer minhas próprias madeleines. Nunca vi para vender em lojas físicas, só em algumas virtuais, a preços exorbitantes,

    Beijos querida e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não faço madeleines, Cris... Seu post me deixou com vontade!!! E a embalagem para presente ficou maravilhosa! Quem foi o felizardo que ganhou essas delícias?? :o)
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Já não faço há muito tempo, mas estas até deram vontade de tirar uma :)
    A embalagem é linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca provei, a não ser das de compra que, de certeza, não são tão boas como as caseiras :)

    ResponderExcluir
  5. Ficaram mesmo lindas tuas madeleines e a embalagem para presente, um luxo!
    Boa semana...

    ResponderExcluir
  6. acabo de ganhar a formas, preciso fazer. ficaram lindas. bjs

    ResponderExcluir
  7. Cris, eu acompanho teu blog e achei uma graça teus meninos pedirem madeleines! :)

    Eu não fui neste encontro em Campinas.. eu fui num outro que teve um amigo-secreto, lembra? Nossa, faz tanto tempo, ne? foi ótimo aquele encontro.

    bjao

    ResponderExcluir
  8. Olá Cris,
    Por coincidência também postei madeleines esta semana no meu blog. Eu adoro!!! São demais né? Vou copiar sua receita. Da proxima vez vou testar a sua. A embalagem ficou linda :)
    Bjos
    Tania
    www.aventaleaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro estes bolinhos e só provei das de compra... imagino assim... dá vontade de comer só de olhar as fotos ;)

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!