sábado, 14 de janeiro de 2012

Baked potato - Batata assada e memórias...

Verão e chuva, duas boas lembranças que tenho de minha infância. Chuva de verão = corrida na enxurrada. E quem nunca fez isto? Verão, chuva, corrida na enxurrada e depois comida da mamãe, literalmente. Primeiro ela ficava meio brava, dizia que tinha sapo morto na sarjeta, e não é que um dia descobrimos que era verdade? Nunca mais andamos na enxurrada. Mas depois do banho vinha aquela comidinha boa, adorava olhar para o fogão e ver o vapor saindo das panelas. 

Hoje muitas crianças não correm mais na enxurrada, correm dela, e não as culpo, já que muitas vivem em apartamentos.

Já reparou que não existe barulho de chuva em apartamentos? Da janela lá no alto parece neve caindo. Agora que moro em casa voltei a sentir o barulho da chuva, o gotejar nas calhas e o ardido dos pingos no chão.

Em 2008, ainda tão pequenos... conversando distraidamente, sem pressa, nem preocupações de se molharem.
E para completar o quadro de memórias de meus filhos eu faço uma comidinha simples, só que o vapor sai do microondas, com algo que eu não imaginava comer na minha infância, de sotaque inglês e que hoje eles pronunciam com facilidade... Mamãe, faz "baked potato."

Baked potato
1 batata grande para cada pessoa
1 pote de cream cream cheese
1/2 pote de iogurte natural
Manteiga
Sal
Pimenta do reino ou calabresa
Orégano (alecrim, manjericão seco, ervas de provence etc.)

1) Lave as batatas sem descascar e embale-as molhadas, uma a uma, em folha de papel toalha.

2) Leve ao microondas na potência alta por 10 minutos. Teste com um garfo se estão macias. Se necessário deixe mais alguns minutos. Cuidado para não cozinhar em excesso e murchar. (Caso não tenha microondas, cozinhe em água quente).

3) Prepare o molho de sour cream: misture o cream cheese com o iogurte natural.

4) Quando as batatas estiverem cozidas, coloque cada uma no prato que vai servir, dê um murro nela e corte com a faca de ponta a ponta. Se preciso, afofe com o garfo. Passe manteiga, sal e coloque o molho sour cream descrito na etapa 3. Polvilhe pimenta, um pouco de sal e orégano. Sirva quente.

10 comentários:

  1. Que simpatia o teu blog! Eu sou do tempo em que a gente corria bem no meio do temporal e tu fizestes eu me lembrar daqueles bons tempos. Hoje, além de morar em apto. já passei da idade de correr na chuva, mas ainda abro bem a janela para sentir e ouvi-la caindo, que delícia! Adorei o teu blog e já estou te seguindo, se tiveres um tempinho visita o meu, é um jardim de crochê. Bjs.
    Jeanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que simpatia você é... visitei seu jardim de crochê e fiquei encantada. Um abraço

      Excluir
  2. Amo este blog!!!!Adoro as receitas, tudo é de muito bom gosto!!!Da um ar de aconchego, maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você me alegrou o dia, que comentário gostoso de receber. Um abraço!

      Excluir
  3. A batata é rainha, impossível viver sem ela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é impossível viver sem seus comentários, adoro sua presença aqui, porque você sempre diz algo relevante. Beijos

      Excluir
  4. Cris voltei a ser criança lendo seu post e me peguei pensando que realmente não sentimos a chuva de dentro dos apartamentos.

    A batata esta um luxo.


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica! Que legal, esta é uma percepção que tive depois da mudança, mas é uma ideia para praticarmos com os filhos, ouvir o som da chuva! Beijos!

      Excluir
  5. Cris q delicia... e sabe q batatas assadas lembram já minha infancia..lembro de um livro q veio no primeiro micrrondas q tivemos...e lá tinha uma foto super apetitosa de baed potatos.. e sempre pedia para meu pai fazer.. comida de domingo pra mim...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila! Pela sua descrição é o livro de receitas do Panasonic Junior, que eu tive quando me casei, ainda tenho o livrinho, e conferi a receita, que é uma delícia! Beijos

      Excluir

Agradeço a sua visita!