sexta-feira, 21 de junho de 2013

Churros


Quando eu tinha uns 12 anos de idade minha irmã mais velha levou meu irmão e eu para passarmos uns dias na cidade de Campinas-SP. Quando vi uma máquina de churros numa loja no centro fiquei vidrada! E acho que nem precisei pedir para ela comprar, só me lembro de sair da loja lambuzada de doce de leite. Quando voltei para a cidade para fazer a faculdade, quis visitar a mesma loja para ver se ainda vendiam os churros... E acho que passei isso para meus filhos! 

Hoje meu menino de oito anos acordou, tomou café da manhã, fez a lição, chegou pertinho de mim,deu um beijinho e perguntou se eu podia fazer churros para ele comer de sobremesa. Quem resiste? Procurei meu aparelhinho que comprei de algum catálogo há muitos anos e fiz a receita da embalagem com algumas alterações. Claro que antes procurei outras opções e vi que algumas receitas levam ovos, e imaginei que deveriam ficar bem parecidas com a massa de carolinas... Foi assim que fiz, com ovos! Mas já testei antes sem ovos e ficou uma delícia também.
Desejo de criança realizado - churros de sobremesa!
Xícara medidora: 240 ml

Churros
2 xícaras de água
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos (opcional)

1/2 lítro de óleo para fritar

1) Leve ao fogo uma panela com a água, o sal e a manteiga. Quando ferver, apague o fogo e coloque duas xícaras de farinha de trigo. Mexa rapidamente até formar uma bola e desgrudar da panela. Se usar os ovos, adicione-os agora, batendo até incorporar bem. 

2) Aqueça o óleo em uma frigideira alta ou fritadeira. 

3) Transfira a massa para a máquina de churros ou um saco de confeitar com bico pitanga grande ou bico de churros. Empurre a massa até o tamanho desejado e corte com os dedos, já sobre o óleo quente. - Atenção ao fogo que não deve estar muito alto. - Deixe fritando até dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro lado. Depois de fritos, passe os churros no açúcar com canela em pó. Recheie com doce de leite.


17 comentários:

  1. Os churros ficaram lindos demais e bem gulosos do jeito que eu gosto.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, gosto demais destes churros. Abraços.

      Excluir
  2. Oi Cris, churros me lembram o caminho da escola.Era maravilhoso quando mamãe nos dava dinheiro para nos lambuzarmos pelo caminho.Estou levando sua receita, assim que fizer venho te contar como ficou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante ter despertado estas boas lembranças Léia!

      Excluir
  3. Olá passando pra dar uma olhadinha e convida-la pra visitar meu cantinho,depois de 1 ano sem blogar por motivos maiores e nosso vilão face...Venha me visitar com sua visita ficarei mais emotivada a voltar a blogar beijinhos e ótima semana.
    http://mariazinhaejuquinhaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Mara! Espero que tudo corra bem e que você blogue por muitos anos! beijos

      Excluir
  4. Olá Cris.
    Há horas estou aqui no seu blog, la pelas 18 horas, por acaso o encontrei procurando uma receita que sinceramente esqueci qual era, rsrs. Saí as 19,30, saí pra ir a ginastica, voltei 20,30 já vim pra cá, parei pra assistir novela e voltei em seguida. Agora são 00:27 (ou meia noite e vinte sete minutos) e eu estou aqui passeando por este encantador blog.
    Amei suas receitas e já pensei em fazer alguma, já li muita coisa que vc escreveu e adorei.
    Voltarei aqui mais vezes.
    Tenha um Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicentina, que recado mais fofo o seu, fiquei imaginando você aí no seu canto lendo as receitas, é tão bom né, fico feliz de ajudar, volte sempre! Beijos!

      Excluir
  5. Que delícia de receita e fotos... adorei!
    Já curti sua página e estou te seguindo, pra poder receber mais novidades!!!
    Visite também o meu blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, que bom ter sua visita. Volte sempre.

      Excluir
  6. Cris, estas memórias são preciosas,não? Elas nos movem pra frente, nos fazem tentar recriar lindas memórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valentina, relembrar é tão bom né. Ando muito saudosa ultimamente. Beijos

      Excluir
  7. Cris,
    Não dá mesmo para resistir ao pedido de um filho, ainda mais com esse carinho todo!
    As padarias daqui vendem esses minichurros. Como evito fazer frituras, embora de vez em quando "escape" alguma, acabo comprando, mas é claro que os caseiros são muito mais confiáveis.
    Bom final de semana pra você e seus queridinhos. Agrade-os sempre, porque ficarão eternamente gratos...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, seu conselho de mãe é perfeito! Eu gosto de fazer estes mimos e registrar aqui no blog, pois já percebi que eles crescem... e como... e criam asas... Querida, ouvi dizer que tem uns churros prontos para assar, vou descobrir a marca e te falo. beijos!

      Excluir
  8. Oi Cris, Já visito seu blog há um bom tempo, mas nunca deixei um comentário, embora goste demais de tudo que vc posta, mas hoje não poderia deixar de dar meu parecer: moro em Campinas e acho que sei quais são esses tais churros que vc falou.Também me derretia por eles! Agora estou seriamente pensando em fazer essa receita para os meu pimpolhos (será que é mesmo pras crianças, rsrs) parece ser bem fácil de fazer! Quando tiver um tempo, visite meus cantinhos:
    quandovovoeramoca.blogspot.com.br
    madame craft.blogspot.com.br

    Terei prazer em sua visita. Bjos,


    Patrícia Portella

    ResponderExcluir
  9. Cris essa receita é a melhor que já provei!!! Não faço outra, aliás faço essa várias vezes rsrs já estou craque!!! Há prefiro sem os ovos!!! Parabéns
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Cris parabéns ! Essa receita é maravilhosa, a melhor que já experimentei!! Faço tanto depois que aprendi que já estou craque! Obrigada por dividir conosco as delícias da sua cozinha.
    Bjss

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!