quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conchiglione ao molho de três queijos




























Massa! Eis um prato que gosto de servir numa sexta-feira a noite ou no almoço de domingo, justamente pela praticidade do preparo. Outra vantagem é que por ser um prato único, quando chega a hora da refeição você já está com a cozinha limpa, basta colocar no forno e ainda sobra tempo para arrumar a mesa com carinho e saborear um vinho em boa companhia.

Esta é uma receita simples com ar sofisticado. Amo receitas que podem ser preparadas com antecedência. O conchiglione pode ser guardado montado na geladeira por 24 horas antes de aquecido e servido, mas também pode ser congelado. Quando assar é só acrescentar os tomates.

Conchiglione ao molho de três queijos
Uma receita adaptada da Kraft

1 pote de 400 g de queijo cottage
1 xícara de queijo mozarela ralado
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de creme de leite
1 colher (chá) ervas finas ou orégano
200 g de conchas cozidas al dente conforme instruções da embalagem (cerca de 200 g de conchiglione)
Alguns tomatinhos (ou 1 tomate grande picado)

2 xícaras de molho de tomate (opcional, já fiz sem várias vezes)
1 maço de espinafre picado bem fino (opcional também!)

1) Aqueça o forno a 200 ° C. Coloque as conchas cozidas num refratário untado com azeite ou com metade do molho de tomate.

2) Misture o queijo cottage, metade da mozarela,  o parmesão, o creme de leite, as ervas finas e o espinafre. Recheie as conchas já no refratário com uma colher. Na pressa muitas vezes eu apenas distribuo o recheio sobre as conchas.
 
3) Cubra com o molho de tomate restante ou apenas nas laterais, distribua os tomatinhos inteiros (ou o tomate grande picado) e salpique orégano ou ervas finas. Cubra com papel alumínio e asse por 20 minutos ou até aquecer bem. Retire o alumínio e cubra com a mozarela restante e volte ao forno até derreter. Se seu forno tiver grill, ligue-o e deixe dourar por poucos minutos. Sirva com uma salada de folhas.

Para o papel alumínio não grudar, unte antes com óleo e coloque sobre o refratário com o lado untado para baixo.
 
Molho de tomate rápido
Prepare o seu molho rapidinho aquecendo um pouco de azeite com manteiga na panela com alho e cebola. Junte duas latas de tomate pelado batido no mixer ou amasse na panela com um amassador de batatas, coloque ervas finas, manjericão ou orégano, sal que baste, 1 colher de açúcar e uma pitada de cominho para dar um sabor diferente. Cozinhe por uns 15 minutos e prontinho!

11 comentários:

  1. Olha só a coincidência, Cris. Estava agora mesmo olhando seu blog, para colocar o link do cinnamon cake que fiz e vou colocar em breve no blog. Uma delícia.
    E quando volto aqui você está com uma nova postagem.
    Delícia como sempre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia, e eu lá no seu blog babando no salmão! Ao mesmo tempo hehe. Sintonia. beijos

      Excluir
  2. Gosto tanto de prato de massa assim.
    Esta mesmo uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris adoro conchiglione, molhos de queijos ficam perfeitos com ele.
    Massa é sempre bem vinda por sua praticidade, versatilidade e sabor.É um prato único que agrada a todos.Ficou linda sua receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. adoro seu blog e sempre que posso faço algumas de suas receitas que são uma delicia, obrigado por compartilhar conosco, que Deus abençoe vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer seu blog.
    Parabéns pelas receitas deliciosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá boa noite passando pra desejar um ótimo final de semana e te convidar para participar do sorteio de 1 kit futebol em MDF voce escolhe o time do seu coração lá no meu blog,te espero lá...beijinhos
    pagina facebook: https://www.facebook.com/MariazinhaeJuquinhaArtesanatos

    ResponderExcluir
  7. Pena eu não ter descoberto esse blog antes. Me sinto até um pouco frustrada porque quero testar tudo ao mesmo tempo e acabo não conseguindo... rs
    Parabéns! Já passei o endereço para minha sobrinha de 16 anos que está começando a se interessar pela arte da culinária. Achei que seria um ótimo incentivo pra ela. E também já estou colocando meu filho de 2 anos pra me "ajudar" na cozinha. Ele adora mexer massa de bolo... rs

    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!