sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças

Aeroportos lotados, muita correria, estradas congestionadas, lojas cheias, parece o nosso Natal! É com nostalgia que relembro meu primeiro Thanksgiving... Eu era intercambista do AFS. Naquele dia, logo pela manhã, começou uma movimentação fora do comum pela casa. Na hora do jantar a chegada dos familiares, a mesa farta de nada que eu conhecesse... não salvou nem o peru... pois eu nunca tinha visto um peru de 10 kg!!! Para nós brasileiros este dia passa batido, a única lembrança é de minha infância, quando assistíamos ao meio-dia a uma linda festa transmitida da Cidade de Deus em Osasco, nada além disso. Nos Estados Unidos a primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses que fundaram a colônia de Plymouth - que mais tarde virou o estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, com o objetivo de comemorar a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos peregrinos tinha morrido por causa do inverno rigoroso pelo qual passaram. A data oficial hoje é a quarta quinta-feira de novembro. Neste dia as famílias se reúnem para o famoso 'Thanksgiving Dinner'. Assim como na celebração de uma ótima colheita, faz parte do ritual desta data preparar e comer uma grande refeição composta de pratos simples que preservam a memória da vida rústica no campo.

No cardápio de Thanksgiving o peru recheado é o prato principal, algumas guarnições incluem farofa de milho ou pão (stuffing), molho de cranberry, purê de batatas, batata-doce, milho e vagens. Para sobremesa as tortas feitas em casa de abóbora, maçã e nozes pecan. Pretendo neste mês apresentar aqui algumas receitinhas que nos últimos anos eu tenho feito para a ceia de Natal, todas inspiradas no Dia de Ação de Graças.

4 comentários:

  1. Cris, eu gosto muito mais do Thanksgiving do que do Natal, pois essa eh uma festa de agradecimento e nao tem aquela compracao de presentes... :-)

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, é uma festa que só me traz boas lembranças... bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    Lembrei-me com muito carinho de quando você cozinhava para nós, ainda na casa de nossos pais. Você sempre foi uma ótima Chef de cozinha, acho que desde criança...
    Você bem que poderia fazer caracóis hungaros para nós um dia desses... Beijos (Cláudia - Maninha).

    ResponderExcluir
  4. Oi maninha! Boa idéia! Vou fazer os caracóis e colocar a receita aqui! Bjs! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!