Não há limites para o uso do cardamomo. Um tempero aromático, sofisticado e com propriedades digestivas. Meu primeiro contato com o cardamomo foi há muitos anos, quando uma amiga nos preparou um arroz tailandês. Já a primeira receita, deve-se a um desafio lançado pela Valentina. Que sabor e aroma apaixonantes!
E para comemorar o início do outono, uma granita refrescante, com sabor de capuccino!
Granita
(Adaptada de Fine Living)
5 vagens de cardamomo
500 ml de café pronto sem açúcar (eu uso 1 colher de sopa para cada 250 ml de água)
1/2 lata de leite condensado (ajuste a gosto)
canela em pó para decorar
1) Abra as vagens e triture as sementes.
2) Faça o café: ferva junto com a água as sementes do cardamomo. Ou coloque as sementes trituradas no filtro com o pó. Coe seu café normalmente. Acrescente o leite condensado ao café e bata com um mixer.
3) Coloque a mistura em uma vasilha de metal, leve ao freezer por cerca de 4 a 5 horas e de vez em quando lembre-se de raspá-la com um garfo ou colher bem resistente.
4) Quando estiver com uma consistência cremosa e cheia de cristais de gelo, está pronta! Raspe rapidamente com uma colher ou garfo e coloque em copinhos, polvilhe canela e use canudos ou uma colherzinha para saborear este capuccino geladinho!
Cris, a receita é ótima, chique e uma delícia, mas estou mesmo é hipnotizada por esse copinho e essas flores espalhadas: é um guardanapo ou toalha de mesa? Desculpe perguntar, é que eu adoro guardanapos de papel, rs. Beijos. :)
ResponderExcluirLuna, o copinho é de minha coleção, que tem nele a flor "Aquilegia" símbolo do Colorado. Ao lado coloquei violetas (de verdade) e o guardanapo é de linho lilás, que minha mãe fez! Bjs!
ResponderExcluirCris, to hipnotizada pela receita. E este copinho.mama mia..voce arrasou. Vou esperar passar esta frente fria e vou fazer la em casa. HOje a noite ponho este post no Colher.wow!!
ResponderExcluirCris, eu adoro capuccino e esta receita está me tentando a finalmente provar o cardamomo!
ResponderExcluirBjos
Cris, que show de fotos! Também fiquei apaixonada pelo seu copo de flores, lindo e sofisticado!
ResponderExcluirEssa granita também está atiçando minha curiosidade! Café com cardamono é uma combinação pra lá de aromática!
As fotos estão muito lindas! Eu também fiquei apaixonada pelo copo. hehehe E que combinação mais perfumada em?!
ResponderExcluirCris, que maravilha isso!!
ResponderExcluirA receita está linda, o paninho, o copo... tô babando aqui, sou doida por um bordado... ;)
Valentina, obrigada! Vindo de você é um grande elogio! Este copinho apareceu muito discretamente no post sobre minha coleção de shotglasses e só agora teve a sua chance de brilhar. :-)
ResponderExcluirSilvia... você não vai se arrepender... Meu copinho está aqui do lado direto... Bjs!
Akemi, amiga, você que gosta de chá... além do café você pode usar no chai... Bjs!
Eliana, o perfume foi o que mais me atraiu no cardamomo, ainda não consegui definir se de laranja, eucalipto, é sublime, isso posso dizer!
Patrícia, eu tenho muitos bordados que minha mãe faz... e também sou fã, estou querendo encomendar a ela mais guardanapos de linho, ficam tão charmosos. Bjs!
Last, but not least...
ResponderExcluirSó hoje consegui visitar nossa blogosfera, Cris! Pode me imaginar falando: "Gente, tô acabada!" :oD
Desta vez não vou participar do desafio da Valentina, mas vou ficar babando na receita dos outros, como esta sua! Adoro café gelado, e você acertou mesmo na escolha do copinho, Cris! Mas ainda estou na dúvida se eu iria gostar do tal cardamomo... O que você acha? Beijão e bom final de semana!
Receita gostosa e foto linda, parabéns.
ResponderExcluirNunca usei cardamomo mas agora me animei.
bjs
Ci, sentimos sua falta! Tenho certeza de que você vai gostar do cardamomo, não lembra cravo em nada :-) que acho que é um dos únicos que você não gosta, right? Beijos, estou de volta da mamãe!
ResponderExcluirLeda, eu não me lembrava direito do sabor do cardamomo, talvez porque estivesse misturado a outros temperos, aqui o sabor dele é bem suave. Bjs!