quarta-feira, 21 de março de 2007

Cardamom Coffee and Cream Granita - Granita Cremosa de Café e Cardamomo

Não há limites para o uso do cardamomo. Um tempero aromático, sofisticado e com propriedades digestivas. Meu primeiro contato com o cardamomo foi há muitos anos, quando uma amiga nos preparou um arroz tailandês. Já a primeira receita, deve-se a um desafio lançado pela Valentina. Que sabor e aroma apaixonantes!

E para comemorar o início do outono, uma granita refrescante, com sabor de capuccino!

Granita
(Adaptada de Fine Living)

5 vagens de cardamomo
500 ml de café pronto sem açúcar (eu uso 1 colher de sopa para cada 250 ml de água)
1/2 lata de leite condensado (ajuste a gosto)
canela em pó para decorar

1) Abra as vagens e triture as sementes.

2) Faça o café: ferva junto com a água as sementes do cardamomo. Ou coloque as sementes trituradas no filtro com o pó. Coe seu café normalmente. Acrescente o leite condensado ao café e bata com um mixer.

3) Coloque a mistura em uma vasilha de metal, leve ao freezer por cerca de 4 a 5 horas e de vez em quando lembre-se de raspá-la com um garfo ou colher bem resistente.

4) Quando estiver com uma consistência cremosa e cheia de cristais de gelo, está pronta! Raspe rapidamente com uma colher ou garfo e coloque em copinhos, polvilhe canela e use canudos ou uma colherzinha para saborear este capuccino geladinho!




11 comentários:

  1. Cris, a receita é ótima, chique e uma delícia, mas estou mesmo é hipnotizada por esse copinho e essas flores espalhadas: é um guardanapo ou toalha de mesa? Desculpe perguntar, é que eu adoro guardanapos de papel, rs. Beijos. :)

    ResponderExcluir
  2. Luna, o copinho é de minha coleção, que tem nele a flor "Aquilegia" símbolo do Colorado. Ao lado coloquei violetas (de verdade) e o guardanapo é de linho lilás, que minha mãe fez! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cris, to hipnotizada pela receita. E este copinho.mama mia..voce arrasou. Vou esperar passar esta frente fria e vou fazer la em casa. HOje a noite ponho este post no Colher.wow!!

    ResponderExcluir
  4. Cris, eu adoro capuccino e esta receita está me tentando a finalmente provar o cardamomo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Cris, que show de fotos! Também fiquei apaixonada pelo seu copo de flores, lindo e sofisticado!
    Essa granita também está atiçando minha curiosidade! Café com cardamono é uma combinação pra lá de aromática!

    ResponderExcluir
  6. As fotos estão muito lindas! Eu também fiquei apaixonada pelo copo. hehehe E que combinação mais perfumada em?!

    ResponderExcluir
  7. Cris, que maravilha isso!!

    A receita está linda, o paninho, o copo... tô babando aqui, sou doida por um bordado... ;)

    ResponderExcluir
  8. Valentina, obrigada! Vindo de você é um grande elogio! Este copinho apareceu muito discretamente no post sobre minha coleção de shotglasses e só agora teve a sua chance de brilhar. :-)

    Silvia... você não vai se arrepender... Meu copinho está aqui do lado direto... Bjs!

    Akemi, amiga, você que gosta de chá... além do café você pode usar no chai... Bjs!

    Eliana, o perfume foi o que mais me atraiu no cardamomo, ainda não consegui definir se de laranja, eucalipto, é sublime, isso posso dizer!

    Patrícia, eu tenho muitos bordados que minha mãe faz... e também sou fã, estou querendo encomendar a ela mais guardanapos de linho, ficam tão charmosos. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Last, but not least...
    Só hoje consegui visitar nossa blogosfera, Cris! Pode me imaginar falando: "Gente, tô acabada!" :oD
    Desta vez não vou participar do desafio da Valentina, mas vou ficar babando na receita dos outros, como esta sua! Adoro café gelado, e você acertou mesmo na escolha do copinho, Cris! Mas ainda estou na dúvida se eu iria gostar do tal cardamomo... O que você acha? Beijão e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Receita gostosa e foto linda, parabéns.
    Nunca usei cardamomo mas agora me animei.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ci, sentimos sua falta! Tenho certeza de que você vai gostar do cardamomo, não lembra cravo em nada :-) que acho que é um dos únicos que você não gosta, right? Beijos, estou de volta da mamãe!

    Leda, eu não me lembrava direito do sabor do cardamomo, talvez porque estivesse misturado a outros temperos, aqui o sabor dele é bem suave. Bjs!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!