sexta-feira, 4 de abril de 2008

Açúcares e meu ursinho de estimação

Açúcar cristal (branco), açúcar demerara e açúcar mascavo. Aproveitando o assunto que surgiu no grupo de discussão "Queijo com Goiabada" mostro aqui os 3 tipos.

Quanto mais escuro o açúcar melhor, mais vitaminas e sais minerais ele contém. O açúcar branco passa por processos químicos e recebe aditivos para o clareamento. Para quem não gosta do açúcar mascavo porque ele que tem gostinho de rapadura (que eu adoro), o demerara é uma boa opção por ter sabor mais suave e, se o problema estiver na textura dele, você pode bater no liquidificador!

Este é o meu "Sugar Bear," um ursinho de cerâmica próprio para deixar açúcar mascavo soltinho e sequinho. Ele tira a umidade e não deixa o açúcar empedrar, basta guardar dentro do recipiente. Ganhei de uma amiga americana há muitos anos. Como só tenho um, de vez em quando ele está no demerara e depois vai passar uma temporada no mascavo que é bem mais úmido.

Antes... e depois



Açúcar: mostre algum típico de sua região ou país!
Eu gostaria de conhecer outros tipos de açúcar, se você tem em casa algo diferente, mostre-nos com um post!

O Mr. Linky está ativo abaixo para a inclusao de seus posts. Acrescente seu nome e o link permanente do post (permalink para o respectivo post, não para o blog). Obrigada!



Lembrete!
O evento de Páscoa ainda está valendo, o motivo... é que o marido está a caminho da Índia e vamos torcer para que traga um temperinho de presente!

30 comentários:

  1. Obaaa.primeirona...ahahaha.
    Que linda foto e tb tenho esse ursinho (mas nao em forma de ursinho)...é muito bom. Prometo outro para ti...em breve.
    Bjcas...

    ResponderExcluir
  2. i Cris desse evento acho q nao vou poder participar...infelizmente há tao poucas varedades aqui de açúcar né?

    e cm vc é generosa...vai oferecer m temperinho hiper chicoso....se eu nao te conhecesse ia dizer q vc nao existe!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Que gut-gut!!! Um desse ia bem por aqui, o litoral é super úmido, meu mascavo vive grudadinho,será que qualquer peça de cerâmica funciona? Tipo um pedaço de vaso de terracota...Se der vai ser ótimo, pra quem não tem acesso a esses mimos...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Cris, vi teu recado no meu blog delishville somente agora. como faco para mandar email para voce?
    Mande teu email para o planetalondon@hotmail.com
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Delicioso o seu post, Cris! Antigamente eu comprava muito uma caixa com tabletinhos de açúcar... eram deliciosos. Não vi mais... quando for a SP vou procurar.

    Passei o seu link para uma amiga, a Maria Augusta, que mora em Nancy e tem um lindo blog! Se tiver tempo, dê uma olhada no
    Le Jardin Éphémère,
    certamente você vai gostar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Cris, que graça!!! Você é danada mesmo, até seu açúcar é chique!!!

    Como é o nome do tal ursinho 'anti umidade'?

    Super fofo...

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo, onde pode se comprar esse ursinho????
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Cris, eu sempre aprendo muito com os teus posts! O ursinho anti-umidade é uma fofura! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida, vou recolocar o meu post de acucar. acabei de me encontrar com o teu marido. bjocas. deixo os meus saquinhos de acucar mascavo, demerara e parecidos, na geladeira para que nao endurecam. nao tenho ursinho.

    ResponderExcluir
  10. Ai, Cris, que fofo esse ursinho. Adorei, entro junto com a pergunta da Goreti, que apesar de não ser muito úmido aqui, acho que a cerâmica vai conservar melhor o açúcar mascavo e prefiro não colocar na geladeira, porque numa família de 4 não tem lugar.

    O seu demerara está bem clarinho, o meu é mais escurinho. Vou postar segunda. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero um ursinho desse!! Onde eu encontro, Cris??
    Eu amo ursos e precisooo ter um desse na minha cozinha! :)

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal. Existem outros tipos de antiumidade e todos podem ser usados no sal, em bolachas etc. Alguns são em forma de disco e todos são feitos de argila. Eu pensei num substituto: a argila expandida que é usada em vasos, mas tente descobrir antes se não contém produtos tóxicos na sua composição. Vamos dar um nome ao ursinho? Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Veja também estes Discos discos que são uma graça. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Muito util este post, adorei conhecer o seu ursinho lindo e tão "trabalhador".
    Aqui em Portugal para além desses açucares há depois uma série de variações, no mascavado: claro e escuro. No demerada: areado e cristal. No branco: cristal, fino e em pó, depois há tb o light.
    E o açucar de palma que eu uso em pratos asiáticos e para caramelizar legumes ou carne.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito do urso. Para tirar a humidade do sal fino, dentro dos saleiros misturo uma colher de arroz. O arroz não sai pelos furinhos e a humidade desaparece e o sal está sempre solto. Vou experimentar também este urso.
    Xau. Mais uma vez adoro o teu blog.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de passar por aqui sempre encontro novidades.
    Meus filhos qunado pequenos só tomavam leite ou suco com açúcar mascavo,achavam ótimo...não sei se é por isso só vieram a ter cáries já adultos... o que é muito bom, também não sei se é por isso não acostumaram com coisas muito doce. Sobremesa por aqui só com pouco açúcar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Cris que coizinha mais fofa adorei e depois o que eu aprendo com a juventude um beijo. Natércia...

    ResponderExcluir
  18. Que fofinho este teu ursinho amiga!
    E o tal açúcar demerara eu achei que nunca tinha usado e descobri que sim, rs
    Parabéns pela iniciativa do evento da páscoa, mas dessa vez eu vou ficar só espiando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ah!!Queria tanto um ursinho deste!!!! E au adoro açúcar mascavo acho muito saboroso!!! Bjks e excelente semana!!!

    ResponderExcluir
  20. que eficiente esse ursinho!! e além do mais bonitinho rs
    então, tenho um livro de culinária que fala de muitos e muitos tipos de açúcar, o que é muito interessante e me deixa sempre com vontade de experimentar cada um e conhecer suas peculiaridades.
    bjo!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o seu ursinho!!! Muito util e lindão!!!!

    ResponderExcluir
  22. Cris, adorei este ursinho! Uma graça além de ser super útil! Vou ver se encontro por aqui! Bjs

    ResponderExcluir
  23. Sou adepta do açúcar mascavo e o demerara orgânicos...o marido as vezes escapa para o refinado branco, mas boto ele na linha rapidinho! Amei a matéria sobre os açúcares...me aguçou a pesquisar sobre o assunto! beijos

    ResponderExcluir
  24. Açúcar mascavo é meu preferido. Que lindo e útil teu ursinho.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  25. Cris:

    Me apaixonei pelo ursinho! Fiu olhar no meu pote de açúcar mascavo e vi que estou precisando de uma fofura dessas urgente!
    Minha mãe sempre foi meio "natureba", em uma época em que não se ouvia falar de gordura trans e afins. Lá em casa sempre teve açúcar mascavo, vinagre orgânico de maçã, muito suco e quase nenhum refrigerante. Como a gente geralmente é uma cópia da mãe, eu spo consigo consumir açúcar mascavo e levei o marido para essa "seara" quando casamos. Mas rola um açúcar comum para fazer uns docinhos...

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  26. ué ainda nao escrevi aqui...entao vai ser agora ! Estou vendo o seu demerara, minha eterna duvida, e é bem parecido com o meu blond que traduzo para o demerara, e este ursinho é um charme ! beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Cris esse Brown Sugar Bear e o maximo!!!!
    Moro aqui faz quase dois anos e estou aprendendo mais com vc do que com os proprios americanos sobre as coisas que existem nesse pais.....Rsrsrsrsrrsrs.....E mole???
    Sabe que encontrei no ebay e ta super baratinho.

    ResponderExcluir
  28. Cris o danadinho do bichinho e feito no Canada.....hihihihi.....

    ResponderExcluir
  29. gostaria de sua ajuda, preciso do açuca de ( semoule) mas nao acho onde compra. eu posso substituir?
    ou funciona triturando o açuca cristal para vira o semoule?
    obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oi Margareth você pode usar o açúcar impalpável que se encontra em lojas de confeitaria ou de artigos para festa. Um abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!