sexta-feira, 13 de abril de 2007

Panko - 生パン粉 - Farelo de Pão Japonês

Panko é uma variação da nossa farinha de rosca, um farelo mais crocante e granulado. A receita, muito básica, eu descobri recentemente.

Passe pelo processador, com a lâmina de ralar, várias fatias de pão de forma. Leve ao forno aquecido a 150ºC por 6 a 8 minutos, não deixe dourar, apenas ficar crocante.

Para ter um panko branquinho use pão sem a casca, se preferir um panko mais escuro, acrescente a casca do pão ou mesmo pão integral.

Experimente:
Panko temperado com orégano, azeite e sal. Use sobre assados, grelhados, saladas, legumes cozidos e gratinados.




15 comentários:

  1. Amiga, que ótima receita! Nunca pensei em preparar em casa. Esta sua cerâmica parece japonesa, compraste na Liberdade, Cris?

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, agora vou poder fazer várias receitas da Akemi! Agora, Cris, acho que seu processador é diferente do meu, minha lâmina de ralar fica em cima, perto do tubo. Eu vou colocando os pães pelo tubo mesmo? :)

    ResponderExcluir
  3. Cris, que barato.Adorei esta leitura. A minha duvida é a mesma da Luna. Vou aguardar a tua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Achei este post muito interessante, Cris! Ainda mais com os caracteres em japonês no título... E as fotos, como sempre, dispensam comentários! ;o) I was wondering: já comi algo onde você tenha utilizado panko? Posso ter comido sem saber, não é? Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Akemi, o panko aí deve custar baratinho né. A cerâmica foi feita por uma japonesa, ela expõe todos os sábados numa feira aqui na cidade e tem peças lindas. Ah, e o termo em japonês, está ok? Eu copiei de um comentário seu na Miki! Bjs!

    Luna, eu acrescentei mais duas fotos que mostram o pão no tubo. Nossos processadores devem ser iguais, o meu é o velho Master da Walita. Quando processei o pão sobrou farelo na lâmina e tirei a foto, acho que foi isto que causou confusão. Eu corri atrás da receita justamente por causa das receitas da Akemi!

    Valentina, então tem mais fotos agora para esclarecer sobre o processador. Bjs!

    Ci, obrigada e bem-vinda, emprestamos você para a Luna só uns dias... ela devolveu direitinho! :-) Você nunca comeu nada com panko aqui... mas quem sabe logo... Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Cris, obrigada pelo seu retorno sobre o 'meu cantinho'. Já andei me aventurando no blogspot, mas estou penando um pouco. Se vc puder me dar algumas dicas...

    Adorei o panco, achei muito interessante colocar por cima dos grelhados. Será que dá para fazer um tipo de filé (peixe ou frango) com o panco sem tostar e assar junto com a carne para ela ficar bem crocante?
    bjos :-)

    ResponderExcluir
  7. Cris, o kanji está certinho, sim! Que ótimo ter esta expositora aí todas as semanas!
    O pankô aqui tem de vários preços. Este fresco, igual ao que vc preparou, é o mais caro. Experimente fazer empanados com este pankô recém-moído, fica com uma crocância divina!
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Cris que ótima dica essa sua. Eu sempre compro pronto mas agora vou tentar fazer no meu também velho master walita. hehehe

    ResponderExcluir
  9. Que idéia ótima, Cris? Vou experimentar! Um ótimo domingo para vocês! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Claudia, para levar ao forno sobre grelhados não precisa tostar antes, respondi também no seu e-mail, beijão!

    Akemi, obrigada amiga por voltar aqui e me responder a dúvida e esclarecer a pronúncia também, eu pronunciava errado! Então o fresco é mais caro? Meninas, para quem quiser comprar, eu vendo! A receita já foi de graça, hehee. Bjs!

    Eliana, já vou postar umas receitinhas simples com pankô. Bjs!

    Sonia, sabe que meu marido ficou adepto? Hoje pediu para colocar na carne que estava fazendo, hum, picanha acebolada com cebola e pankô. Ficou ótimo! Beijão.

    ResponderExcluir
  11. Cris, adorei esta ideia e vou colocar em pratica ja ja ! bjs

    ResponderExcluir
  12. Cris, as suas dicas são sempre maravilhosas!
    Vi panko quando fui ao Santa Luzia mas acabei não comprando (já tinha exagerado muito e o carrinho estava cheio, risos).

    Preciso comprar um processador, o meu é tão pequenino!

    ResponderExcluir
  13. Bia, bem-vinda, como foi a viagem? Depois me diga se deu certo! Bjs!

    Patrícia, agradeço o elogio... Tente fazer no mini mesmo, acho que dá certo... são poucas fatias e ele rende. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Eita, Cris, essa eu não sabia... Vou esperar as receitas fáceis - são as minhas preferidas!!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Cris, você sempre com ótimas idéias para dividir conosco!!! Adorei tudo, e as fotos ajudaram a entender a coisa. Nunca usei o Pankô, já fiz um risoto que vi no Chucrute com Pangratatto (receita italiana) e é muito bom, mas vai anchova, não dá para usar muito senão enjoa e fica muito salgado. Mas vou experimentar esse e até nos empanados...hummmmm!
    Um beijo grande!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!