quinta-feira, 21 de junho de 2007

Carrot Crepes filled with Cauliflower - Panquecas de Cenoura Recheadas com Couve-Flor

Alguém aqui come couve-flor crua? Acho que este não é um hábito comum no Brasil... Eu gosto muito com dip ou mesmo numa salada. Estava com umas panquecas de cenoura sobrando e resolvi inventar um jantar vegetariano, leve e nutritivo para concorrer no blog Rei da Colher. Alimentos cozidos deixam grande parte de suas vitaminas na água do cozimento. Experimente aumentar o consumo de legumes crus... O resultado mais visível é a economia de tempo, além do sabor de cada alimento que você começa a apreciar, pois não é necessário muito sal e como conseqüência, o consumo mínimo diário recomendado de vitaminas aumenta. O molho foi inventado na hora. Abrindo a porta da dispensa encontrei azeite e castanhas de caju, acrescentei só limão, uvas-passas e sal. Uma combinação inusitada e saborosa! Massa de panqueca de cenoura
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 colher (chá) fermento em pó
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 ovos
1 cenoura pequena em rodelas

Bata no liquidificador o óleo, o leite e a cenoura até triturar bem a cenoura. Acrescente os ovos, a farinha, o fermento e o sal. Frite em panquequeira ou em uma frigideira média levemente untada com margarina ou óleo.

Recheio:
Couve-flor crua (só a florzinha)
Folhas de repolho rasgadas
Folhas de alface
Rúcula ou agrião
Manga
Queijo minas frescal grelhado (ou tofu)

Lave bem as verduras com hipoclorito de sódio, seque e rasgue. Recheie as panquecas e sirva como entrada.

Molho de castanhas de caju
3 colheres de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de castanhas de caju trituradas
1 colher (sopa) de uvas-passas sem sementes (usei claras)
sal e pimenta a gosto

Misture tudo e sirva com saladas.

Receita da massa de panqueca adaptada da Silvia, do Doce Casinha!

Mais idéias...
Faça uma barquinha com a folha do repolho cru e sirva ali sua salada!

21 comentários:

  1. Que linda sugestão, Cris! A apresentação ficou maravilhosa. :-)

    ResponderExcluir
  2. Cris, eu AMEI a sua invenção!
    Nunca comi couve-flor crua e fiquei curiosa. As panquequinhas me parecem sensacionais também e aposto que versáteis o suficiente para serem recheadas com mil sabores diferentes.

    A foto está maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Couve flor crua?!Nunca experimentei,quando faço em salada dou uma aferventada rápida,mas vou experimentar!Adorei a decoração com o repolho roxo,ficou LINDO!

    ResponderExcluir
  4. Esta receita foi uma grande novidade para mim também! Nunca comi couve-flor crua e não duvido que seja mil vezes mais saborosa! Concordo com a Patrica, as fotos estão dignas de food magazines!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca comi couve-flor crua. Também fiquei curiosa!! Essa panqueca deve ter ficado dos deuses!!

    ResponderExcluir
  6. ficou linda a apresentaçao ! Eu ja coli couve-flor crua, e gosto muito ! bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, coo estudante em IOWA em 1901, tinha verdadeiro horror de ver o povo mastigando couve-flor crua na hora do almoço. Como no Brasil, principalmente no nordeste, comer legumes e verduras crus é uma proibição de primeira instância, eu ficava horrorizada. Mas depois, com minha filosofia de pelo menos provar, experimentei a danada crua com um molho de saladas vermelho e doce, esqueci o nome, acho que é "western dressing". Fiquei encantada pelo crocante com doce. Contudo, até hoje não sou muito fã desses crudites. Vale ressaltar, também, que a couve-flor lá do nordeste é diferente. É mas miudinha, amarelada e menos compacta.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cris! EU COMO COUVE FLOR CURA! Aliás, hoje msmo no almoço minha super salada tinha couve flor cura, além de floretes de brócoli tb. Adoro a crocância e acho infinitamente mais saboroso.. Lindas as fotos!

    ResponderExcluir
  9. Que lindas Cris!! A mistura de cores, sabores e texturas me deixou com água na boca Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Receita,foto e apresentação excelentes! :-)
    Adorei a sugestão de couve flor crua.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cris, você é chique demais!
    Esta panqueca está linda, e hoje foi uma apresentação de boas idéias. Adorei o molho, deve ter ficado muito bom. Já a couve-flor crua, nunca comi, mas como já faço a minha no vapor e deixo bem durinha, pode ser quase igual. Vou experimentar, e a folhas de repolho roxo como saladeira um luxo da natureza. Amei. Nota 10!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá... que bom receber este carinho de vocês. Agradeço os elogios, as fotos foram feitas a noite, achei que não iriam ficar boas. Achei que o destaque desta salada foi o molho de castanhas de caju, ele realmente ficou muito bom e realçou o sabor adocicado da couve-flor e do repolho. Na falta do limão use vinagre (eu gosto de vinagre de arroz). Desejo a todas um ótimo final de semana! Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Cris, que delícia de panquecas!!! Achei lindas as fotos! A idéia do repolho como saladeira arrasou!

    Eu lembro que nos USA era comum comer couve-flor e brócolis crus com salada.

    Um beijo!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Cris, isto aqui esta lindo amiga. A apresentacao 'e demais. Alem das sugestoes serem excelentes. to aqui numa sala de espera dai deu para acessar o email. meu computador bichou - um virus que nao me deixa editar nada. um super beijinho e muitas saudades.

    ResponderExcluir
  15. Cris, couve-flor crua eu não encaro, mas naquela sua sopa MARAVILHOSA eu como a qualquer hora! :oD E esse repolho roxo está com uma cor incrível, muito lindo... Bjs e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  16. Não sou fã de couve-flor, mas pode ser que ela crua seja mais interessante.. Achei essa panqueca o máximo do chique.

    ResponderExcluir
  17. Cris querida você é tão chique amiga! Essas fotos são um verdadeira luxo!!

    ResponderExcluir
  18. Hello Cris. I found your blog clicking on your name on a comment you left on Sonia's blog. You seem to be as crazy about cooking as I am! :). And you have set up a great blog to prove it. Good for you!

    Homemade food doesn't have to be boring, right? I identify with you because I also like to try different tastes and styles of cooking.

    Well, I just wanted to say hello and congratulate you for your great looking food photos (I'm sure your food tastes even better than it looks).

    Cheers from Boston.

    ResponderExcluir
  19. Ol� Cris, comer couve-flor crua realmente � novidade pra mim. Vou experimentar qualquer dia desses.

    Os dois pratos ficaram maravilhosos... Essa saladinha na folha de repolho ficou �tima. Parab�ns!

    ResponderExcluir
  20. Cris, adorei! Mas acho que couve-flor crua... não sei! Uma fervurinha, posso? Apesar de comer os vegetais muito pouco cozidos, não sei como irei reagir à couve-flor crua. Adorei a foto e a apresentação. Lindíssimo!
    Beijinhos portugas.

    ResponderExcluir
  21. Vou Experimentar :)

    Gostaria de dizer que sou vegetariano há mais de 8 anos e me sinto muito bem e feliz.
    Começou com a prática de Yôga, onde ganhei uma enorme consciência. Experimentei e os resultados foram fantásticos
    Agora, não como nada que dê origem à morte de animais que não têm culpa da falta de consciência do Homem que gratiutamente se alimenta de cadaveres e depois sofre as consequências na saúde.

    SwáSthya!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!