segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Sun-Dried Tomatoes - Tomates Secos

[SunDriedTomats+007_edited1.JPG]
Para comemorar a fartura em seu quintal, a Andrea criou o evento "Grow your own" com o objetivo de incentivar o uso de ingredientes cultivados em nossa horta. Como moro em apartamento, olhei para o cantinho das ervas na lavanderia e a primeira coisa que vi foi o tomilho. Lembrei-me de uma receita que aprendi há cerca de 10 anos com a vovó moderna, quando tomates secos nem eram tão populares no Brasil. Resolvi consultá-la para saber se poderia publicar a receita e, para minha surpresa, ela também estava fazendo os tomates! Aqui está a receita dela, que também pode ser conferida em seu blog, junto com outras delícias.

Tomates secos
30 tomates maduros (de preferência aqueles compridos tipo italiano, são menos ácidos)
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de sal
ervas finas (eu usei apenas tomilho fresco e pimenta-do-reino)
8 dentes de alho em fatias finas
azeite a gosto

Esta receita é para ser feita com paciência, porque é demorada...

1) Corte a cabecinha de todos os tomates e parta ao meio no sentido do comprimento, tirando só as sementes. Lave e deixe virados para baixo em peneira ou escorredor de macarrão por pelo menos meia hora.

2) Arrume em assadeiras com os tomates virados para cima. Ponha por cima deles o açúcar (para tirar a acidez), o sal e as ervas finas; ponha uma fatia de alho dentro de cada um e regue com azeite.

3) Leve ao forno baixo durante pelo menos duas horas. Vire os tomates para baixo e deixe mais uma hora. Para guardar, arrume em camadas em vidros esterilizados , cubra com azeite e feche bem.

Minha sugestão de uso: pizza (já tenho uma receita), patês, risottos e o que mais a imaginação criar.

Estes tomates ficam com sabor mais suave e a textura menos ressecada que os industrializados.


Atenção: A receita original de tomates secos (pomodori secchi) utiliza o método tradional de secagem ao sol. Colocam-se os tomates salgados em uma tábua de madeira, que são cobertos com uma peneira e deixados ao sol o dia todo e recolhidos a noite para não tomar sereno. Dependendo de seu clima, demoram de 4 a 10 dias para secar. Para quem tentar, comprovar com fotos e conseguir primeiro eu dou um prêmio (de verdade, mas só tenho um)! Desafio lançado!

21 comentários:

  1. Cris, obrigada por partilhar esta receita, tenho um pequeno jardim de ervas aromáticas que eu adoro, e como estamos na época dos tomates, esta é uma óptima sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Tenho imensos tomates com os quais já nem sei o que fazer. Essa é uma ideia de aproveitamento excelente! :-)

    ResponderExcluir
  3. Cris, o sabor destes tomates decos deve ficar delicioso, né? Eu nunca comi caseiro. Eu só sei o gosto do industrializado :(
    Um dia, hei de ter paciência para preparar esses tomates...

    ResponderExcluir
  4. Cris, que beleza de tomates secos, ficaram com uma parência libda.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive vontade de fazer tomate seco em casa, Cris - estes aqui estão simplesmente maravilhosos!

    ResponderExcluir
  6. Ótima receita! As vezes que fiz em casa, nunca fiz já com as ervas. Boa idéia! Que bom que vc consegue ter um 'cantinho das ervas' em casa.
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha visto a receita lá no blog dela e agora vejo aqui, que delícia Cris e estão tão lindos!! E que vidro mais fofo?!?! :)

    ResponderExcluir
  8. sabe cris tenho pavor aos toamtes secos industriais justamente por serem secos, mas faço toda semana os caseiros que realmente são mto melhores, gosto de acrescentar uma pitadinha de paprica doce, achointeressante! bjos

    ResponderExcluir
  9. Realmente muito apetitosos! Preciso criar coragem, gosto tanto, mas acho os industrializados meio pesados.

    ResponderExcluir
  10. Cris, vc sempre me surpreende!
    Simplesmente nota 10!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Que delíca. Fiz uns anos atrás e não durou três dias na geladeira, comeram rapidinho! bjo, Nina.

    ResponderExcluir
  12. Cris, adorei sabe na minha terra s�s secamos o tomate ao sol com muito sal depois moemos com m�quina e colocamos em frascos e d� para todo o ano,� uma maneira de ter sempre e muito melhor.um bjs Nat�rcia...

    ResponderExcluir
  13. Que delicia Cris! Adoro dried tomatoes/tomates secos e os seus estao lindissimos, com uma cara deliciosa!!
    Mas ca entre nos, nao sao "sun-dried" esses ai ne!! hehehe!!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Vontade de participar do desafio não falta, mas não sei se teria coragem, precisa chover antes ou os tomates serão secos e ainda terão uma crosta de pó! rs

    ResponderExcluir
  15. Estou com tomate saindo pelo ladrão.Ainda bem que passei por aqui.bjocas e obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Acho que uma coisa todos temos em comum, o pavor à casquinha seca do tomate seco industrizado. Espero compartilhar mais receitas com este tomate... Um beijão!

    ResponderExcluir
  17. como temos dias extremamente quentes [104F e pior] e secos durante o verao, ja tentei secar os tomates ao sol, mas nunca consegui. eles mofam. o forno ainda eh a melhor tecnica. mas aqui tomate seco organico eh tao facil e barato de achar year-round que desisti de vez de secar tomate. um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Cris, os tomates tem um aspecto muito bom...um risotto de tomates secos deve ser maravilhoso, não quero nem pensar que fico com água na boca!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei a receita!Assim fica mais barato pois tomate seco é tão caro!

    ResponderExcluir
  20. Adorei esta receita, vou experimentar!

    ResponderExcluir
  21. não há coisa melhor que tomates secos ao sol à maneira italiana, vale a pena...assim como minha avó ucraniana fazia com bananas(bananas passas)...
    Abraços...

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!