quinta-feira, 16 de abril de 2009

No tempo da vovó

No final de semana prolongado da Páscoa estivemos em Minas visitando meus sogros e aproveitamos o sábado de céu azul intenso, um azul que só vejo naquela região, para fazer um passeio pela Serra da Mantiqueira. Na verdade queríamos reviver os bons tempos em que meu sogro tinha um sítio por lá e passamos por lugares queridos, pequenos vilarejos como a Barra e o Rio Claro...

Numa estrada antiga, parte da Estrada Real, encontra-se a Pousada da Serra em Delfim Moreira, um refúgio encantador para um final de semana a dois ou com a família. Encantou-me a casa de pau a pique com todos os ambientes decorados à moda antiga, com fogão a lenha, guarda comidas, paneleiro, pia com balde para recolhimento da água da louça e até uma vendinha com prateleiras e no balcão uma balança vermelha! Quando entrei na casa não queria mais sair!

Felizmente eu convivi com os meus avós quando ainda moravam numa fazenda e pude presenciar alguma coisa daquele tempo na casa de colonos e mesmo na casa deles. Minha avó fazia sabão em casa no tacho, com óleo que guardava, sovava um pão delicioso e o primeiro pão-de-ló foi ela quem me ensinou a fazer. E passei muitas férias com meus avós, acredito que naquela época eles já faziam com poucos recursos o que hoje estamos tentando com muita tecnologia... preservar a natureza.

E mudando de assunto, para dar um tom de outrora nas fotos e se você gosta de scrapbooking, mas não tem tempo como eu, a solução é fazer o scrapbooking digital, há vários sites, mas o Picnik é fácil de manusear, gratuito e você pode escolher inúmeros modelos, como fiz com as fotos da pousada.

11 comentários:

  1. Nossa Cris, me deu uma saudade das férias que passei na fazenda dos meus avós no interior de SP...era tão bom! Fazenda simples, com piscina de água de rio, pescarias no ribeirão, bife na chapa do fogão de lenha...delícia!!!!
    Muitas histórias ouvíamos meus avós contarem sobre sua infância, lições de vida...e uma coisa que adorava fazer, ouvir a Rádio maré mansa deitada na cama deles toda noite...
    Beijos@!
    Verena
    http://mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Cris, esses posts falando do passado mexem com a gente, não? Ô coisa boa! Vô e vó, coisas do interior, aquela comidinha que só vó sabe fazer... Divaguei aqui!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que fotos lindas :) Muito bom voltar ao passado e recordar as pessoas queridas!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica ...do passei pela serra e principalmente do site para scrapbooking digital.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cris, Que liinnndooo!!!
    Viajei junto...rs
    obrigada pelo carinho do comentário. A família adorou ver as fotos e pediu pra não apagar (eu ía). Ah, agora vou postando coisas testadas, como suas dicas. Por falar nisso, viu nossos ovinhos? O Lucas até levou mais um ontem pra professora (é o segundo), Sucesso tb...rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Hum, que delícia... Adoro esses lugares... Como sou do interiorrrrrrrr, tbm tive chance de passar minha infância em fazendas e conhecer tudo isso. Muito bom, né? Acho que vou programar uma visita a fazenda do meu tio para matar as saudades, rsrsrs Ah, sabe aquele caramel coffee warmers? Achei no Pão de Açucar! Fiquei com vontade quando vi seu post... Ótimo!!!
    Andrea Ortega

    ResponderExcluir
  7. Linda, que delicia de passeio, sinto mta falta disso na minha vida, essa vida moderna de cidade grande me mata!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que eu também não ia querer sair desta casa da Pousada! Que delícia! Lindas fotos! Tantas lembranças...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!
    Que lindo e apetitoso esse post!
    Sabores, cheiros, simplicidade, doces lembranças que trazem saudade!
    A vida podia ser assim sempre, menos complicada e mais feliz!
    Saudades!!
    Vinni (do blog off...rs)

    ResponderExcluir
  10. Cris que nostalgia, agora. Esse paninho com garfo dependurado tinha na minha casa e na casa de minha avó.
    Obrigada pela lembrança!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post.
    E melhor ainda a dica sobre o Picnik. A minha esposa faz scrapbooking e ela adorou!!
    Abs

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!