quarta-feira, 22 de julho de 2009

Doce de figo em calda

Doce doce de figo... na fazenda que morava quando criança tinha pé de figo... Eu ajudava minha mãe a limpar com um paninho cada figo, para retirar a aspereza da casca, dava até coceirinha na mão. Depois ela cortava em cruz, ferventava rapidamente e colocava numa calda quente de açúcar, água, cravo ou canela. Deixava cozinhar até ficar macio. Este foi minha cunhada que fez e quando abri o pote viajei no tempo.


16 comentários:

  1. Adoro figos mas, por cá, nunca encontrei nada assim :) Devem ser uma doçura!

    ResponderExcluir
  2. é verdade, fiz muito disto, hoje minha mãe congela e depois tira a casquinha, sempre que ela faz me manda um pote, que delícia.bjs

    ResponderExcluir
  3. Cris querida, agora tambem eu viajei no tempo. Pena que sem experimentar essa delicia. Amo figos, todos! Mas figos verdes em compota, com a calda perfumada, imbativel!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris, é um dos preferidos do marido!!! Estão lindos, hein?
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. AMO doce de frutas em calda, são os meus preferidos. Os de figo combinados cm doce de leite, são uma verdadeira tentação.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Cris que cor maravilhosa a destes figos!
    Adoro doces em calda, mas o meu grande favorito é o de abóbora que minha avó fazia.
    Bjs e boas férias! :)

    ResponderExcluir
  7. Cris, meu anjo... esse doce ficou lindo demais da conta! Viajei no tempo também, minha avó sempre fazia, mas que eu me lembre, não era lindo como este... que delícia!!
    Bjo enorme

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris! Obrigada! Que bom que gostou da receita! Acho que já falei que adoro seu blog e suas receitas, né? Acabei de descobrir que você tem um blog em inglês também e achei o máximo! Morei nos EUA por 1 ano, há 10 anos, e minha mãe americana acabou de vir para o meu casamento. Vou passar seu blog para ela, ela vai adorar! Beijos
    P.S. Os figos estão lindos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cris.
    Eu já provei desse doce da sua cunhada, realmente é lindo e fica uma delícia. Bjs, Mônica Tezuka.

    ResponderExcluir
  10. Amo figos! Delicia demais!
    Dá uma passadinha no meu blog, tem selinho para você!
    Beijos
    www.conversanacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de figo, fresco bem madurinho,na salada, tipo ramy e em calda adoro com creme de leite...mas creio que este caseiro seja muito mais saboroso!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Cris, decididamente, sou fã incondicional de compotas, mas a de figo, essa é a minha eleita. Que privilégio amiga!!!!!!!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei so te imaginando, limpando figos..uma pirralha. Adoro figos assim. me trazem saudades do tempo em que vivia em Minas.Com uma fatia de queijo branco deve ficar perfeito.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo texto! E que lindo este doce, meu Deus do céu!!! Me dê a receita, me ensine a fazer... Por favor, faça minha família feliz, meu noivo ama doce de figo e vai amarrrrrr esse!!!
    Obrigadissima!
    ellen

    ResponderExcluir
  15. Olá Ellen! Que sorte a sua que seu noivo gosta de doce de figo, o meu marido não aprecia muito, só eu... Então, o que eu sei fazer é como expliquei no post, é uma forma simples, limpa o figo, corta em cruz no pezinho dele, coloca em água fervente rapidamente, em outra panela faz uma calda branca com açúcar (açúcar, água, cravo) não muito grossa, rala. E joga os figos pre-cozidos e deixa ficar cozinhar. Espero que ajude... bjs!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!