terça-feira, 6 de julho de 2010

Manteiga caseira, como minha mãe fazia

Pão com manteiga, como é gostoso! É o que meu marido sempre diz, apesar de ter levado anos para ele realmente apreciar pão com manteiga, mesmo sendo mineiro. Já eu desde pequena amava pão quentinho com manteiga pura, quando ela ainda está geladinha. Meu pai trazia leite cru do curral, minha mãe fervia e guardava a nata a semana toda para fazer  manteiga. Já nesta época eu me realizava na cozinha fazendo o pão de nata que aprendi com minha prima. Nasci numa terra que produzia muito leite, Mococa, e a fábrica de mesmo nome fabricava uma manteiga deliciosa.

Manteiga fresca com pão desta receita: No-knead bread

Para fazer a manteiga em casa o ideal é usar leite cru ou leite integral. Primeiro precisamos fazer a nata que vai virar a manteiga. E ela precisa estar ácida, para soltar o soro no processo (este soro é o buttermilk!). Ou seja, não adianta ferver 10 litros de leite para ter nata fresca na hora para bater a manteiga. É preciso que a nata fique pelo menos 12 horas na geladeira. Eu deixo bem mais, durante a semana toda, quando pretendo fazer manteiga eu fervo um litro de leite todos os dias e vou guardando a nata num potinho, ou peço para a minha mãe juntar nata para mim!

Hoje não temos mais o hábito de ferver leite, mas para ter a manteiga caseira feita à moda antiga é importante que se ferva o leite para coletar a nata que se forma na superfície. Para obter 500 g de nata é preciso muito leite... mesmo assim vale a pena!

Já o creme de leite fresco que compramos em supermercados, pode ser usado imediatamente, basta colocar na batedeira ou processador, bater muito além do ponto de chantilly que ele vira manteiga!

Para obter a nata:
Leve o leite ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo, espere o leite esfriar, leve para a geladeira e bem mais tarde retire aquela nata que se forma na superfície. Reserve em pote separado e tampado na geladeira. Faça isso sempre que ferver leite e vá guardando na geladeira até obter cerca de 300 a 500 g de nata.

Para fazer a manteiga:
1) Em uma tigela pequena coloque a nata retirada do leite e que você guardou na geladeira durante alguns dias.

2) Comece a mexer com um garfo ou colher até que um soro branco comece a se soltar e a manteiga aparecer em forma de grumos ou bolinhas.
(Você também pode usar um pote fechado e agitar até soltar o soro, ou a batedeira, mas para a quantidade que eu faço sempre uso uma tigela).

3) Em seguida, escorra o soro, e vá enxaguando a manteiga com água fria.

4) Continue enxaguando a manteiga em água fria até que não haja nenhum ponto branco de soro. Coloque sal e sirva.

17 comentários:

  1. Cris, que luxo! Fazer a própria manteiga... amei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, pois me acontece com frequência de não encontrar manteiga sem sal nos supermercados onde faço compras, mas sempre acho creme de leite fresco. Vou tentar fazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ai to quase lambendo a tela do computador, que delicia

    ResponderExcluir
  4. faz anos que não faço manteiga!! deu vontade. o seu post ficou lindo!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, Cris! A minha sogra que faz uma manteiga muito gostosa!
    O Mococa que conheço é do leite condensado, obrigada pela informação! Gostei muito de saber!
    O pãozinho também está um espetáculo!
    Beijo grande!

    P.s. Sinto muita falta de posts seus mais frequentes. =)

    ResponderExcluir
  6. Manteiga caseira eh a melhor manteiga q ha!! P/ mim pao com manteiga eh mais gostoso q pao com qualquer outra coisa.
    Seu metodo eh igualzinho ao q minha avo fazia Cris!!
    Nos passavamos as ferias na casa dela entao juntava leite mais rapido, ela fervia e ia guaardando a nata p/ fazer manteiga e bolachinhas de nata. Quando chegava o dia da manteiga eu ficava sentada ao lado dela vendo ela bater a nata e a bola de manteiga se formando, nunca me esqueco disso!
    Nos sempre salvavamos um pouco de nata p/ fazermos bolachinhas a tarde, tao bom!
    O melhor era quando chegava a hora de ir embora e minha avo me dava um pouco da manteiga p/ levar p/ casa.... melhor manteiga ever, eu sempre amei manteiga!! (e o melhor de tudo eh q so eu comia manteiga em casa, sempre amei! minha mae so comia margarina pois achava q era melhor p/ a saude... puro engano e ate hoje eu imploro p/ ela parar de comer aquela porcaria...)
    Adorei o post da manteiga!
    Bjs!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Voce me mandou direto para minha infância lá para o interior de Ijuí - Rio Grande do Sul. Faziamos nata batendo numa latinha e depois lavando bem a manteiga fresca.
    Nada se compara a uma manteiga caseira. Minha mãe Anna nos ensinou a fazer geléias deliciosas e ... colocando sobre um pão fresquinho com nata fresca por cima...nossa! Era sempre uma festa!
    Klaudy

    ResponderExcluir
  8. Cris, é uma pena que o acesso ao leite fresco não seja tão fácil.
    Aqui só consumo leite desnatado. Fazer a própria manteiga é excelente, mas haja nata, hein!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Não dava para mim, apesar de gostar de pão com manteiga não gosto de ver a nata por cima do leite fervido... dá-me enjoos :) Mas aposto que esta manteiga é a mais saborosa de todas :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris!
    Me deu água na boca essa manteiga,minha mãe também fazia...,é a mais saborosa para mim.
    Parabéns pelo blog,receitas maravilhosas,devo ter passado uma hora ou mais por aqui,obrigada.
    Uma ótima semana pra vc.


    Ana

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris!
    Que delícia manteiga caseira!
    Também amo comer um pão quentinho com manteiga.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  12. Cris, minha avó sempre fazia no sítio...que saudades boas! Também já fiz mas é difícil achar leite integral verdadeiro... Deu água na boca!
    Linda viagem para você!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris!
    Parabéns pelo blog,lindo e deliciooso!
    Fiz um blog bem recentemente e eu adoraria que você me desse autorização para testar suas receitas e postar no blog, com os devidos créditos,é claro. O quê me diz?
    www.peripeciasculinarias.wordpress.com
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  14. O seu post me lembrou de quando eu era pequena e fervíamos o leite. No meu café não podia ter nenhum traço de nata, tinha que ser coada.
    Realmente, hoje em dia, acho que ninguém mais ferve leite.
    Pão com manteiga é tudo de bom, mas acho que nunca comi uma assim caseira.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  15. Fiquei tão emocionada quando vi a receita da manteiga de natas, minha avozinha fazia igualzinho vc, essa receita na nossa familia deve ter uns 100 anos ...legal né...! obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Admiro a tua disposição.Confesso que manteiga não aguentaria fazer amiga.Agora 'seguir' este preparo aqui foi um sonho para alguém como eu que não viu isso como você enquanto crescia.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada pela receita! Esse inal de semana mesmo vou fazer para a minha familia!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!