Lembro-me direitinho de como era a árvore de Natal que minha mãe montava. Tinha um aspecto metálico, verde brilhante, algumas eram prata... Na época que eu era criança, entre os anos 70 e 80, as árvores eram feitas de um material parecido com papel alumínio cortado. Tinha que ser guardada com muito cuidado, porque amassava! A decoração não era como hoje, consistia apenas em bolas penduradas e uma estrela na ponta, quando tinha a estrela. Enfim, os tempos mudaram até nisso!
Este ano primeiro plantamos um pinheiro no jardim e as crianças não aceitaram muito bem..."Mas e os presentes, onde vamos colocar? Vamos entrar e sair com eles todos os dias?!"
Então resolvi fazer uma de tecido. Mas não convenci e ouvi várias vezes: "Mamãe quando você vai montar a árvore?"
Para que a montagem da árvore tenha o significado que esta data reflete, aproveite algumas dicas que aprendi com nosso amigo T. Zambelli, quando nos deu em uma palestra sobre "Como montar a verdadeira árvore de Natal."
Para reviver a história do nascimento de Jesus, ao montar a árvore com as crianças você pode usar alguns nomes da genealogia de Jesus ou mesmo fatos da Bíblia e pendurar elementos que elas possam associar. Comece explicando que todo mundo tem uma árvore genealógica. Monte a árvore de sua família que vai até seus avós! Assim fica fácil relembrar nomes... E diga que Jesus também tinha a sua.
Prepare com antecedência alguns materiais para pendurar na árvore, escolhidos conforme suas histórias. E comece a montar a árvore de Natal com seus filhos! Pegue um ou dois nomes da descendência de Jesus e conte suas histórias. Use a Bíblia para crianças para facilitar. Em seguida, pendure na árvore algo que as crianças associem. Se falar do anjo Gabriel anunciando a Maria o nascimento do Messias, pendure um anjinho. Se falar de Abraão, pode colocar um saquinho de areia decorado ou bolas com glitter, representando a promessa de Deus a Abraão que sua descendência seria tão grande com a areia das praias, que ninguém poderia contar.
Você pode falar dos reis magos e sua visita ao menino seguindo a estrela, e depois colocá-la na ponta da árvore. Também pode usar elementos simbolizando os presentes que levaram para Jesus quando nasceu: uma vela (ou pisca) representando o incenso, pinhas douradas representando o ouro e flores ou laços representando a flor de mirra. E assim você monta a árvore, vive o verdadeiro espírito do Natal, que é o evento que ocorreu mais de dois mil anos atrás lá no Oriente Médio, que definitivamente mudou o mundo e trouxe nossa perspectiva para nós de vida eterna com Deus mas enquanto na terra a promessa de vida plena em alegria e paz, que é o que mais se deseja nesta época do ano!
Para finalizar, acenda as luzes da árvore para ensinar que a verdadeira luz que deve brilhar em nossos corações é a de Jesus e nós refletimos a sua luz com nossas atitudes com o próximo! As crianças se divertem e você tem um tempo de qualidade com eles!
Já a minha pequena árvore é simples de montar. Basta seguir o esquema abaixo. Começando com um tecido com motivo de Natal, de preferência de duas cores.
|
Recorte um círculo no tecido |
|
Dobre ao meio e depois faça um triângulo |
|
Vire o tecido e faça outra dobra |
|
Continue dobrando |
|
E aqui você tem a árvore! |
|
Use uma rama de canela grande e cola quente |
|
Abra e cole a canela inteira dentro do tecido com cola quente |
|
Use um vasinho decorado ou forre uma base de isopor com tecido |
|
Cole a canela e alguns enfeitinhos com cola quente |
|
Decore os cantinhos da casa com sua árvore de tecido! |
Detalhes simples, mas que fazem toda a diferença. O principal nessa época sabemos que não é a decoração ou a ceia, não é mesmo?
ResponderExcluirFicou uma gracinha essa sugestão!
Bjs.
Olá Gina! Verdade, a gente sabe que o principal é o aniversariante no Natal! Jesus! Beijos!
ResponderExcluirOlá Cris, fiquei encantada com sua árvore de natal, ficou linda, parabéns pela ideia criativa. É a primeira vez que deixo um recadinho pra você, porém foi o primeiro blog que comecei a seguir. Adoro seu cantinho cheio de novidades e delícias. Beijos de uma admiradora!
ResponderExcluirCom certeza não podemos nos esquecer do mais importante neste Natal: o aniversariante.
ResponderExcluirEntretanto, fiquei apaixonada pela delicadeza dessa árvore, Cristina! Vamos ver se acho um tempinho pra fazer a minha. Se isso acontecer, volto aqui para te contar!
Beijos e obrigada por compartilhar!
Lindo o ritual da árvore que você transmite aos seus filhos, Cris, e linda suas palavras quando diz a verdadeira luz que deve brilhar em nós é a de Jesus.
ResponderExcluirE essa árvore de tecido ficou super criativa.
Bj,
Lylia
Cris, muito fofa sua ideia da árvore!
ResponderExcluirAqui em casa também, com o nascimento do bebê acabamos deixando a montagem pra depois.. Mas foi cobrança dos outros dois todos os dias, ansiosos para decorar a árvore!
Beijo!
Nossa que linda essa árvore Cris, parece tão fácil que vou tentar fazer.
ResponderExcluirUma graça mesmo!
Bjuss!!!