segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Hot Fudge Spoon Cake - Bolo de chocolate com calda instantânea


Uma boa fonte de inspiração para novas receitas são as revistas. Minha preferência são as importadas que espero entrar em promoção na livraria perto de casa. Como é bom abrir uma revista, pegar uma xícara de café ou chá, sentar-se tranquilamente e esquecer da vida. Gosto de aprender sobre jardinagem, decoração, moda e culinária. Uma revista para mim tem que ter tudo isso. Mas quando você é mãe este pode ser um raro momento... Aprenda a priorizar isso, crie um tempo para si mesma, pois além do descanso merecido, é preciso repor as energias para enfrentar os desafios que a maternidade traz.  

E no deleite da leitura das minhas revistas... uma receita sempre salta aos olhos, seja por expressar simplicidade, lista de ingredientes acessível ou apelo visual. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, as fotos de comida são de tirar o fôlego!

O que me atraiu primeiro nesta receita foi o nome "hot fudge spoon cake," isso quer dizer que eu posso fazer um bolo úmido, com calda instantânea que só sai da forma com a colher! E além disso não leva ovos! Tudo isto é importante, principalmente quando os amigos do filho estão em casa (para andar de long board na chuva, mas acho que as mães não sabiam disso, opa...).  Só faltou o sorvete neste dia. E o bolo ficou conhecido como "brownie com calda." 

Bolo de chocolate com calda instantânea (Hot fudge spoon cake)
Fonte online: My recipes, levemente adaptado
xícara medidora: 240 ml

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar cristal (ou mascavo)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda
1 3/4 xícaras de água quente
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de chocolate em pó

Opcional: sorvete de creme!

1) Misture numa tigela: farinha de trigo, açúcar, chocolate, fermento em pó e sal. Acrescente o leite, a manteiga e a baunilha. Espalhe numa assadeira de 20 x 30 cm. Também pode ser numa panela crockpot (cozimento lento).

2) Faça a calda: misture o açúcar mascavo, o chocolate em pó e a água quente. Despeje sobre a massa na assadeira, sem mexer. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos (ou na panela crockport por 2 horas). Sirva com sorvete de creme.




5 comentários:

  1. Oi Cris!
    Eu fazia este bolo na minha adolescência. Mas literalmente joguei fora a receita para não fazer mais. O motivo? Como é maravilhoso e cheio de açúcar, é engordativo. Mas confesso que tenho a maior saudade deste bolo, como é bom!!!!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Cris, sempre fico curiosa com suas receitas, são tão diferentes! E digo o mesmo do seu blog, as fotos pegam a gente pelo estômago :) Fiquei querendo provar esse bolo, muito legal essa caldinha que já sai pronta do forno. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Cris, mais uma que vou levando.....também, desta cozinha só saem coisas maravilhosas!
    Me tira só uma dúvida: preciso esfriar a calda ou joga ela quente mesmo sobre o bolo?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Receita mais que aprovada. Também estou com a dúvida da Tânia: a calda vai quente ou fria?
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!