quinta-feira, 28 de março de 2013

Cupcakes de Páscoa


Cupcakes em formato de ninhos... para caçar ovinhos de chocolate! Qualquer receita de cupcake se encaixa, o detalhe fica na cobertura que é feita com chantily, coco em flocos e miniovos.

Ninhos de cor verde podem ser usados em festas infantis (Ninhos de Angry birds).
Para falar do verdadeiro sentido da Páscoa com seus filhos e família, este vídeo criativo mostra a história da Páscoa narrada por crianças, que revivem de maneira emocionante as últimas horas de vida de Jesus.
Pão-de-ló para cupcakes
4 ovos, gemas separadas
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar cristal
1 xícara de água
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Cobertura
500 ml de creme de leite para bater chantilly (eu uso de caixinha da marca Hulala)
50 g de coco em flocos
Corante alimentício verde
Miniovos de chocolate (tortuguita / lacta) ou amêndoas confeitadas

Cupcake de cestinha dourada: Espalhe o coco em flocos em uma assadeira e leve ao forno aquecido a 200° C por cinco minutos até dourar. Retire do forno e mantenha o forno ligado para assar os cupcakes em seguida.
Cupcake de cestinha verde: prepare o coco em flocos na cor verde misturando com um garfo algumas gotas de corante alimentício verde ao coco ralado fresco ou de pacotinho até obter o tom desejado.

1) Faça a massa dos cupcakes na batedeira. Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo. Misture as gemas com a água, bata com garfo ou batedor fouet até espumar, diminua a velocidade na batedeira e junte esta mistura às claras batidas. Acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata até incorporar.

2) Forre as formas de cupcake com forminhas de papel, encha 2/3 da capacidade com a massa e leve para assar em forno pré-aquecido, a 200° C por 15 minutos. Retire os cupcakes do forno e da forma de alumínio, colocando-os para esfriar numa grade. Tire o miolo de cada cupcake com um extrator de miolo de maçã. Recheie com geleia, nutella ou curd de abacaxi (receita aqui).

3) Bata o creme de leite em chantilly (para dar um sabor especial, junte 1 lata de leite condensado quando começar a bater).

4) Monte os ninhos! Com o saco de confeitar faça uns dois círculos sobrepostos de chantilly sobre cada cupcake, deixando um furo no meio para os ovos.  Grude o coco em flocos, pressionando um pouco e dando o formato de ninho com as mãos. Coloque mais coco no centro e por cima os ovinhos de chocolate.




Dica encontrada no blog: Imperfect Homemaking

4 comentários:

  1. Estão tão lindos estes cupcakes!! Super delicados!!
    Adorei!!
    beijinhos e boa pascoa, Cris!!
    Mena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita carinhosa. Boa Páscoa Mena! bjo

      Excluir
  2. Cris, minha saga com a mudança teve fim... Agora só faltam pequenos detalhes, colocar o forno a todo "vapor" e ver se sobra um tempinho para visitar as amigas...rs!
    Essa ideia dos ninhos é uma graça e a simbologia com a páscoa, perfeita.
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!