quarta-feira, 12 de maio de 2021

Pommes duchesse - Batatas duquesa


Pommes duchesse - batatas duquesa - para deixar qualquer refeição com um toque  francês! Não tem segredo, só fazer um purê amassado  manualmente, sem mixer, e misturar ovo, sal, manteiga e noz moscada. O charme está em moldar no saco de confeiteiro e assar até dourar!

Aprendi com a chef Priscila Stucky (Instagram: @priscilastucky) que ensina receitas deliciosas com vídeos nos stories todos os dias.

Rendimento: cerca de 30 batatas duquesa

Ingredientes 
600 gramas de batatas cozidas com a casca
60 gramas de manteiga em temperatura ambiente 
1 ovo
1 gema
Sal, noz moscada

Preparo 
Pré-aqueça o forno a 200° C.
1- Cozinhe as batatas:
Coloque as batatas com casca (eu faço um corte na casca ao redor dela que ajuda a soltar depois) em bastante água fria, sal e leve para ferver. Deixe ferver por cerca de 30 minutos. Verifique se as batatas estão cozidas inserindo a ponta de uma faca afiada.


 
Escorra bem as batatas, passe em água fria para soltar a casca.

2- Amasse as batatas com um espremedor de batatas para obter uma textura lisa e bastante seca. Não use mixer. Trabalhe com a batata morna, não deixe esfriar.

3- Junte a manteiga, o sal e a pimenta-do-reino, a noz-moscada e teste o sal. Misture e junte o ovo, misture. Junte a gema, misture.

4- Despeje este purê em um saco de confeiteiro equipado com o bico pitanga grande e molde as batatas duquesa como uma roseta em papel manteiga. 

5- Asse as batatas duquesa no forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos até dourar as pontas. O tempo de forno varia de acordo com o tamanho que você fez as batatas.

Você pode congelar as batatas duquesa antes de assar, cruas na assadeira, leve ao freezer e depois de congeladas, transfira-as para um recipiente hermético no freezer.




2 comentários:

  1. Nossa faz tempo que eu não via alguma coisa sua. Amei a sua receita de batatas.
    Tem uma receita de torta de maçãs que peguei há alguns anos atrás com você que faz sucesso até hoje, aqui em casa e para onde levo. É aquela receita que é a massa é feita com massa de bolo comprada pronta.
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Querida Cris! Feliz de receber esta delicada e fácil receita para uma entradinha. Bjos e muita saúde.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!