segunda-feira, 8 de março de 2021

Cassoulet


Cassoulet! Um ensopado de feijão branco de origem francesa que lembra a nossa feijoada. Há várias versões da receita e essa se adaptou muito bem aqui em casa. É um prato muito saboroso e simples de fazer!

Ingredientes 
500 g de feijão branco 
100 g de bacon picadinho
300 g de peito de frango (pode ser pato, carneiro ou porco) em cubos, marinado em sal, limão e páprica picante por uma hora +-
1 gomo de linguiça calabresa (portuguesa ou paio) picada em meia-lua 
250 g costelinha de porco defumada, dessalgada 
3 dentes de alho amassados 
1 cebola pequena picadinha
1/2 talo de alho poró
1 tomate picadinho
1 cenoura picada em meia-lua
1/2 pimenta dedo de moça sem semente e fatiada
1 folha de Louro
Pimenta do reino
Cheiro Verde

Preparo
1- Deixe de molho de um dia para o outro: o feijão coberto em água com 1 colher de vinagre junto com a costelinha. Se quiser acrescentar já a cenoura, a cebola e o alho poró também pode.

2- Na manhã seguinte, escorra o feijão e enxague. Em uma panela frite o bacon com um pouquinho de manteiga ou azeite até derreter a gordura. Acrescente o frango temperado com sal e pimenta e frite até dourar, adicione a calabresa, o alho e a cebola e refogue. Adicione o alho poró picado, o tomate picadinho e refogue até amolecer. 

3- Adicione a pimenta dedo de moça e o louro, a cenoura e o feijão branco escorrido. Cubra com água e deixe cozinhando em fogo baixo na panela (de barro ou crockpot) semi-tampada até ficar macio. 

Acrescente água fervente se necessário durante o cozimento. Não é preciso usar a pressão, pois o feijão branco é mais macio. E o segredo do prato é o cozimento lento em panela de barro, se tiver uma!

Quando estiver quase pronto, retire o louro e cubra com salsinha picadinha. Acerte o sal. Geralmente não coloco sal por causa da calabresa e da costelinha.

Sirva com arroz e uma salada de folhas temperadas com azeite, manjericão, sal e limão. 
Bon appétit !















2 comentários:

  1. Adoro suas receitas. Muito obrigada por postá-las. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Neide, espero postar mais vezes daqui para a frente. Grande abraço!

      Excluir

Agradeço a sua visita!