sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Waffles

O café da manhã parece-me mais divertido de preparar do que as outras refeições, principalmente nos finais de semana. O aroma do café vindo de outras casas lembra o cuidado de quem está lá do outro lado pensando, mesmo que inconscientemente, em agradar alguém da família, um amor, um amigo ou a si mesmo. É o despertar, o primeiro passo a cada manhã para um dia que reserva suas surpresas para cada um de nós.

E para acordar bem... waffles, uma massa parecida com a de panqueca americana, só que com mais óleo na massa para não grudar na grelha... A minha máquina de waffle é bem antiga, é do tipo "belgian waffles" que é mais fundinha. A receita é de um livro americano que ganhei quando me casei, com uma dedicatória profética: "Para vocês cozinharem juntos por muitos e muitos anos." E é o que tem ocorrido. Gostamos de cozinhar juntos no sábado ou no domingo, preparamos um drink e saboreamos aos poucos, ao som de uma música e no fundo o burburinho de crianças pela casa. É a nossa vida e somos felizes assim.

Minha sugestão para acompanhamentos, como a massa de waffles não vai açúcar, você pode servi-lo como sobremesa e caprichar na cobertura ou fazer até sanduíche com eles!
- Waffles com manteiga, banana, açúcar mascavo e canela
- Waffles com calda butterscotch
- Waffles com morangos (e chantilly claro)
- Waffles com frutas variadas e açúcar de confeiteiro para decorar
- Waffles com calda de chocolate
- Waffles com manteiga e syrup ou maple syrup (use karo, xarope de milho)
- Waffles com sorvete...

- Sanduíche de waffle: recheie com queijo cottage, queijo minas, rúcula etc., leve a uma frigideira ou sanduicheira para derreter o queijo.

Waffles
do livro: Better Homes and Gardens - New Cook Book

1-3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
2 gemas
1-3/4 xícara de leite (ou leite de soja culinário)
1/2 xícara de óleo
2 claras

1) Bata as duas claras em neve não muito firme.

2) Em uma tigela, bata levemente as gemas. Adicione o leite e o óleo e misture bem. Vá acrescentando farinha, fermento e sal. Adicione as claras em neve e mexa apenas para incorporar.

3) Aqueça seu aparelho de waffle e unte com um pouco de manteiga para fazer o primeiro waffle. Coloque cerca de 1 xícara de massa na grelha e feche a tampa rapidamente. Asse sem abrir a tampa. Quando parar de sair vapor pelas laterais levante a tampa e use um garfo para desgrudar o waffle.

Rende 3 a 4 waffles.

Waffles - receita simplificada
Prepare como acima e bata gemas e claras juntas, junte o restante dos ingredientes.

Waffles de chocolate
Reduza a farinha para 1 1/2 e adicione 1/3 de chocolate em pó e 1/3 xícara de açúcar.

17 comentários:

  1. Waffles sempre me encantaram, mas não tenho a forma adequada. Acho muito versáteis e têm uma carinha atraente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero uma máquina de waffles, um pequeno-almoço assim e um companheiro assim :)
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. adoroooo waffles!! eu já fiz com mais frequencia, mas ainda faço de vez enquando, só que para o café da tarde. já fiz omelete na máquina de waffle.. vale a pena testar :D

    ResponderExcluir
  4. Adoro waffles, mas infelizmente não tenha a máquina.
    Estes ficaram muito bonitos e tentadores!
    Gostei muito da receita desta massa.
    O café da manhã é a minha refeição favorita do dia, tanto que repito a noite, em vez de jantar.
    Bom café da manhã!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Hmmm que lindos, nunca fiz, até porque não tenho uma maquineta dessas
    :)

    ResponderExcluir
  6. Café da manhã?!?!?!
    Hummmmm....que fominha...acabei de acordar! rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ficaram lindos os waffles. Nunca experimentei. Não tenho a máquina. =(

    ResponderExcluir
  8. Confesso que o café da manhã nem sempre é o mais caprichado, salve alguns finais de semana, mas começar o dia com um waffle com queijo cottage ou requeijão cremoso dá pra inspirar-se muito mais.

    LindHOMEa, já estou com seu material desde a semana passada; não tive oportunidade de enviá-la, mas essa semana sem falta chega em HOME SWEET HOME.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma verdadeira delícia de pequeno almoço, Chris, fiz uma receita tua e postei ontem, cá em casa foi um sucesso, verdadeira delícia, obrigado pela partilha, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que beleza de waffles! Desde que meu marido me deu a forminha de ferro fundido têm saído waffles todo fim de semana aqui em casa também! Já experimentei várias receitas, umas mais doces e outras menos, mas vou com certeza experimentar essa! O bom de waffles (aqui em casa meu marido pronuncia "váfels", porque era como a Oma dele falava) é que você faz de batelada e deixa na geladeira, e depois é só requentar na torradeira durante a semana, que ficam como se tivessem acabado de sair da forminha! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Andei pesquisando preços de máquinas de waffles, mas aqui no Brasil ainda custam muito caro... a minha eu comprei no Target, uma rede americana, e paguei apenas 10 dólares... A de ferro fundido é uma boa opção, a minha primeira era assim, mas não é elétrica e é menor... Bjs a todas.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc, café de manhã, principalmente nos fins de semanas é bom de mais, com waffle então melhor ainda.Beijos

    ResponderExcluir
  13. que delicia! adoro cafe da manhã e quando é possivel tambem preparo waffles, vou testar esta sua receita. beijos

    ResponderExcluir
  14. Cris, sabe que já fiz com as claras em neve e sem neve (com clara e gema together junto) e de verdade não vi/achei diferença... ficam boas de qq forma!!!! Adoro... deu vontade... ;P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris, pode postar a receita da batata, eu só vou mexer com as inscrições no meio dessa semana. Aguardo sua receita. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Receita devidamente anotada. E que fofos, vocês. Que a dedicatória profética continue valendo por muitos e muitos anos :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Que felicidade este seu espaço. Te conheci ontem e fiz a receita do waffle hoje pela manhã. Há anos, tantos que já parei de contar, tenho a maquininha, mas NUNCA, nunca mesmo tinha conseguido uma receita que não grudasse. Quando vi óleo na massa, vi logo que agora daria certo e deu!!!! Minha mãe não acreditou quando entrei na casa dela com uma dupla pra ela tomar café (moramos uma ao lado da outra)... fazia tempo também que ela não comia um desses. Virei sua fã, seu blog já é minha página de entrada do internet explorer... Muito, muito obrigada por esta maravilha.... bjos...

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!