Hora do happy hour... Lula é um prato de fácil preparo, que vai bem com molho tártaro quando servido como aperitivo ou mesmo acompanhando um prato principal.
Deep Fried Calamari - Lula à Doré
500 g de anéis de lula (usei anéis congelados)
sal, pimenta, suco de limão e alho para temperar os anéis
Para empanar:
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho (a "mãezena")
1/2 colher de chá de fermento em pó (deixa o empanado crocante)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de páprika ou tempero baiano
2 ovos
1/2 xícara de leite
Para o molho tártaro:
Misture maionese (pode ser light, a esta altura...) com picles de pepino.
1) Lave os anéis, tempere com sal, pimenta, limão, alho e deixe tomar gosto por uma hora.
2) Bata os ovos e o leite em uma tigela e reserve.
3) Coloque a farinha com todos os temperos em um papel manteiga grande ou tigela.
4) Passe os anéis pela farinha e retire o excesso (eu uso uma peneira), passe então pelos ovos batidos e outra vez pela farinha. Retire novamente o excesso na peneira. Caso necessário, repita a operação ovo/farinha, quanto mais melhor para ficar bem crocante.
5) Frite em óleo quente e abundante até dourar, não deixe muito tempo pois a lula fica borrachuda. Escorra o excesso de gordura sobre papel absorvente e sirva com rodelas de limão e molho tártaro.
Meu marido ama esse prato, Cris!
ResponderExcluirAdoro lulas assim! E esse molho tártaro cremoso está super apetitoso!
ResponderExcluirPatrícia, o meu também... :-)
ResponderExcluirAkemi, realmente o molho deu o toque final! Bjs!
Cris,
ResponderExcluirDesculpe usar este espaço, mas vi teu comentário lá no Trem Bom sobre o cardamomo. Esta loja vende mil tipos de ervas e temperinhos, entre em contato pra ver se eles entregam aí em Campinas:
http://www.infopack.com.br/loja.php4?loja=1310
Bjs!
Cris,
ResponderExcluirrealmente Lula empanada é tudo de bom, não? Lembro da minha lua de mel, comemos muuuuuuuuita lula assim em Cabo Frio, Búzios e adjacências, que delícia!
Já fiz em casa com lula congelada e deu certo, é mais fácil, não?
Beijos!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Cris, você sabe em qual país surgiu a lula à doré? Porque nos Estados Unidos eu nunca vi... Pode pesquisar porque agora fiquei curiosa!! ;o) Deste prato eu gosto, porque acho que não fica com muito gosto de lula. E não como lula de nenhum outro jeito, claro. Acho que sou sua amiga mais enjoada, não sou? :oD
ResponderExcluirNossa, q bonitinho! Aqui em casa meu irmao que curte mais essas coisas. Eu tenho receio por conta das minhas alergias.
ResponderExcluirEstou como a Patrícia meu esposo ama lula feita dessa maneira, e com esse molhinho no meio ficou um pecado! Lindo!!!
ResponderExcluircomo eu nao sou fan desses bichos com tentaculos, tenho muita dificuldade para come-los. so mesmo se for muito bem feito. essa sua lula eu comeria! :-) bjs,
ResponderExcluirCinara, não descobri a origem da lula a dore, suspeito que seja japonesa, pois apreciam muito o tempura lá.
ResponderExcluirEliana, ficou muito bom, eu gosto de fazer estes petiscos para meu marido, deixo tudo montadinho no freezer e frito na hora.
Fezoca, eu também não sou muito fã de uma caldeirada, mas a lula assim fritinha... yummy.... Bjs!
Fiquei supreso e chocado!
ResponderExcluirsempre achei que lula a dorê fosse comida tipicamente brasileira...mas é japonesa...se chama いかふらい (lê-se ikafurai). Procurem a foto na web...não tenho como postar aqui. É IGUAL, IDÊNTICO.
Carvalhar, é isso mesmo, no mundo inteiro existe lula a dorê, hehe. É a tempura e os frutos do mar, tão japoneses. Procure também pelo nome em inglês e você encontrará inúmeras receitas. Agradeço a visita!
ResponderExcluirOlha Cinara... a origem eu nao sei mas nos Estado Unidos existe sim Fried Calamari... Eu comi num restaurante nas margens do Candlewood Lake, na cidade Danbury, estado de Connectcut. O nome do restaurante eh Down The Hatch. Encontrei tambem nos barzinhos das praias de Marthas Vinneyard, estado de Massachusets.
ResponderExcluirno Down The Hatch eh delicioso, pena que fecha no inverno... Alias como todas as atividades em torno do lago.
O
Eu faço lula a dorê todo final de semana e sivo com fatias de limão fica maravilhosas e crocantes!!! bjs!!!
ResponderExcluir