Coincidência? Os sabores de hortaliças européias se misturaram nos últimos dias em vários cantos do mundo... Teve radicchio assado na California, endívias no forno em Portugal e por aqui as duas se encontraram numa salada! Radicchio ou chicória roxa, tem sabor levemente amargo, e receitas italianas o utilizam no preparo de saladas, risotos, massas e guarnições. Já a endívia belga, é prima da chicória e é uma hortaliça que tem data de nascimento... Segundo a lenda, foi por volta de 1850. O fato é que foi descoberta por um camponês belga que no inverno deixou algumas chicóreas selvagens no porão e na primavera reparou que das raízes despontavam folhas brancas e de textura agradável. Deu-lhe o nome de witloof, que em flamengo significa folha branca.
Esta receita pode ser servida assada ou crua.
Radicchio with Cheese and Sun-Dried Tomato Vinaigrette - Radicchio com Tomate Seco
(Cortesia: Adri - Floripa)
250 g de queijo de cabra, feta ou minas (para assar use mussarela)
1 colher (sopa) de azeite de olivas
1 colher (chá) de alho amassado
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1/2 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
4 cabeças pequenas de radicchio (só achei grandes, usei 2)
1 1/3 de vinagrete de tomate seco, receita abaixo (ou molho para salada de tomates secos)
1) Lave os radicchios antes, deixe-os de molho em solução de hipoclorito de sódio. Escorra bem. Retire o miolo de cada um e reserve.
2) Esfarele o queijo e misture os seis primeiros ingredientes até ficarem incorporados.
3) Coloque esta mistura do queijo no lugar do miolo e cubra este recheio com o miolo antes retirado e reservado. Eu paro aqui, destaco um pouco as folhas do radicchio e sirvo como salada decorada com endívias e vinagrete de tomates secos.
Outra opção é assar os radicchios:
4) Num refratário redondo coloque 1/4 de xícara de água e assente aí os radicchios. Respingue um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos.
4) Coloque o vinagrete de tomate seco no fundo de uma travessa e por cima os radicchios saídos do forno. Ou sirva os radicchios e sobre eles o vinagrete.
Vinagrete de Tomates Secos
1/4 xícara de vinagre balsâmico
1/2 xícara de tomates secos em pedacinhos
1/4 xícara de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (chá) de alho amassado
1/2 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1/4 de xícara de azeite de olivas
Misture tudo e sirva com o radicchio cru ou assado.
- 4 endívias grandes (ou 8 pequenas)
- 200 ml de caldo de carne (ou de galinha)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picada
- ervas de Provence
- sal & pimenta
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Remover o talo rosado e as folhas exteriores eventualmente estragadas das endívias. Aferventá- las por 2-3 minutos em água temperada de sal. Escorrer muito bem.
Aquecer o azeite numa frigideira. Refogar a cebola picada até ficar transparente. Adicionar as endívias e levar a alourar de todos os lados. Temperar com sal, pimenta e ervas de Provence à gosto.
Transferir o preparado para uma assadeira e regar com o caldo quente. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e levar a assar por 30 minutos. Servir de imediato.
Postscript: ervas de Provence, eu substituo pelo preparado de ervas finas, encontrado em supermercados. Ingredientes: manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho.
Fico feliz por ter gostado das endívias, querida Cris.
ResponderExcluirQue belo cardápio!
Cris, você precisa comer o tomate seco que o Edgar de Itajubá faz, é o melhor que já comi até hoje. É totalmente caseiro e sem conservantes. Quando experimentar, você não vai querer outro.
ResponderExcluirPara estas receitas que pede o tomate seco, não tem nada igual.
Cris, gostei da ideia do vinagrette com tomate seco. incrementacoes com essas verduras precisam ser bem leves, para nao encobrir o sabor peculiar delas. ficou bonita a frô! :-) bjs,
ResponderExcluirElvira, gosto muito de suas receitas!
ResponderExcluirDri, eu quase não entro mais na cidade, vou só para o sítio, você tem aí para eu experimentar? Bjs!
Fer, a receita é de uma amiga nutricionista que organiza eventos... lá em Floripa, ela que me deu todas as dicas! Bjs!
Amiga, você é muito chique! Que lindos pratos! E as fotos estão demais!
ResponderExcluirCris, concordo com a Akemi. Vc é mto chique. Aliás, vc já sabe que acho seu blog chi-que-térrimo, né amiga?
ResponderExcluirBeijos
Akemi, obrigada pelo incentivo sempre! Bjs
ResponderExcluirSilvia, heeh, você é demais, só o blog parece chique, eu sou bem simples viu. Bjs! :-)
Cris, eu AMO radicchio!! Nunca tinha ouvido falar no danado assado, though. Muito boa a idéia!
ResponderExcluirCris, vou arrumar uns tomates seco para você experimentar.
ResponderExcluirCris amei esta salada. OS ingredientes, molhos, a apresentação.Está faultless really. Must give it a go.
ResponderExcluirPatrícia, ele fica marromzinho quando assado e a apresentação não e tão linda como na salada, mas o sabor... e ótimo! Bjs!
ResponderExcluirAdriana, obrigada amiga, quero sim!
Valentina, esta salada é bem seu estilo mesmo amiga. Bjs!
Cris, a sua "flor" de radicchios com queijo no meio ficou linda! E deve estar deliciosa... Você acha que combinaria com gorgonzola?
ResponderExcluirE também nunca comi endívias assadas... Elas perdem aquele amarguinho característico? Talvez assim o H. goste mais, porque cruas ele não gosta. Tenho uma terceira dúvida, mas depois te pergunto pessoalmente. ;o) Bjs
Ci, e ficou deliciosa... o sabor do queijo temperado, huummmm.... Com certeza combinaria com gorgonzola! Se H. não gosta delas cruas, duvido um pouco que goste das assadas, J. nem quis experimentar. Por outro lado, gosta do radicchio cru. E também, pensei que uma escarola talvez possa ser uma ótima opção para substituir o radicchio, para quem não curte verdura amarguinha... Bjs!
ResponderExcluir