quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Pumpkin Cheesecake - Cheesecake de Abóbora

Este ano resolvi inovar e fiz um cheesecake de abóbora para substituir a tradicional torta de abóbora, que gosto de fazer para matar a saudade do tempo que morava fora. A experiência de provar um sabor de um local querido sempre me faz voltar no tempo. Este cheesecake eu pretendo fazer com mais freqüência, pois ficou muito cremoso e suave. Foi servido em nosso jantar de Ação de Graças e pelo jeito foi muito bem aceito.

Receita muito parecida com o Classic New York Cheesecake que já fiz aqui com apenas algumas alterações.

Cheesecake de abóbora

Base crocante com chocolate
1 xícara de bolacha Maria ou maizena triturada no processador
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó

Misture todos os ingredientes e forre apenas o fundo de uma forma alta de aro removível de 25 cm. Leve ao forno preaquecido a 160 °C por 10 minutos. Reserve.

Recheio
750 g de cream cheese, em temperatura ambiente (5 potes)
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 ovos
1 1/2 xícara de purê de abóbora
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada

1 pitada de cravo em pó
3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1) Na batedeira, bata cream cheese, açúcar, farinha, baunilha até ficar cremoso. Acrescente o purê de abóbora e as especiarias. Adicione os ovos um a um e bata em velocidade baixa apenas para incorporar.

2) Cubra a base crocante assada com o recheio e asse a 160 °C por 60 a 70 minutos até perceber que o centro do cheesecake está firme, porém, não ressecado. Desligue o forno e cubra com uma forma ou papel alumínio por cerca de 20 minutos (para não rachar). Em seguida, retire do forno, passe uma faça na borda da forma para soltar o cheesecake das laterais. Deixe esfriar antes de remover o aro e desenformar. Leve à geladeira por cerca de 4 horas.

3) Cubra a torta com chantilly ou calda de chocolate. Eu decorei com laranja cristalizada na hora de servir.

Da minha casa para a sua:
- O cheesecake é uma sobremesa de fácil preparo e a base pode ser assada antecipadamente, mas programe-se porque o recheio leva uma hora para assar e ele deve ser refrigerado por cerca de 4 horas antes de ser servido.
- Para obter um efeito marmorizado: separe o recheio e adicione em uma parte a abóbora com as especiarias, bata separadamente. Cubra a base com o recheio branco e, em seguida, acrescente colheradas de recheio de abóbora e faça cortes com uma faca para obter o efeito.

Receita publicada a pedido da minha amiga Claudia.

21 comentários:

  1. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Eu nunca experimentei esta torta famosa americana, e sempre tive vontade, quando via nos filmes... aquelas mesas lindas de Ações de Graças. Agora vou ter a oportunidade.

    Thank you, Cris!

    ResponderExcluir
  2. hummm é de comer. e implorar por mais!!!
    adoro cheese cake!!e de abobora q maravilha!
    Cris nao sei se acontece com essa receita, mas eu lembro q me ensinaram q era legal vc deixar a cheese cake esfriando no forno, assim evita aquelas rachaduras q vira e mexe acontece!
    bjos abaunilhados

    ResponderExcluir
  3. Cris, que maravilha de bolo, adorei!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm, que delícia!!!!!
    Adoro cheesecake esta deve ser muuuuuuuuuito boa!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa com esse cheesecake, amiga! Nunca comi a pumpkin pie e imagino como deve ser o sabor de ambos... amo abóbora, uiuiui, rsrs

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Esse pedaçinho é pra mim?!?! :)

    ResponderExcluir
  7. Nunca comi cheesecake de forno, apenas aqueles que se levam ao frigorífico com natas e folhas de gelatina. Esta sua receita está realmente um encanto e o sabor deve ser uma delícia! :o)

    ResponderExcluir
  8. Esta receita deixou-me completamente conquistada: adoro cheesecake e adoro abóbora, logo amei as 2 coisas juntas!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Que linda! Humm, dá água na boca.
    Chris, eu moro no Jardim Leonor, atrás da Macarronada Italiana e quase em frente à Churrascaria Matuto, cercada de comida por todos os lados! rs. E vc?

    ResponderExcluir
  10. A abóbora deve deixa uma textura cremosa. A cor fica atraente!
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  11. Cris!
    Q engraçado, não como carne, mas tb não como abóbora..:/
    acredita que sua receita 'me apeteceu'..rs...acho que isso deve ser o 'milagre do natal'...:]
    Beijinhos no coração, tá?!

    ResponderExcluir
  12. agora ja posso fazer cheesecake so para mim, comprei umas formas individuais de abrir, vou poder matar minha vontade ! Adorei esta de abobora, so de olhar ja da vontade de comer. beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Amo cheesecake...este está lindo e deve ser delicioso...beijinhos doces

    ResponderExcluir
  14. Cris, tá linda menina, e o sabor...HUMM!!!!Gosto demais de abóbora e essa combinação com queijo, ficou supimpa. Congratulations!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris!
    Amei seu bolo, deve ter ficado uma tentação!

    É uma grande satisfação conhecer seu blog!
    Meu nome é Cristina. Adoro cozinhar, aprender novas receitas e compartilhar. Coleciono livros e receitas culinárias.

    Se você quer trocar idéias e novas experiências sobre culinária, e ainda desfrutar de uma boa amizade,visite meu blog http://mixdesabores.blogspot.com.
    Atualizo quase que diariamente com receitas, fotos e variedades.
    Fico imensamente agradecida se você me incluir na sua lista de blog´s, para me ajudar na divulgação.

    O endereço é: http://mixdesabores.blogspot.com

    Seja bem vinda! Muito Obrigada!
    Com carinho, Cris.

    ResponderExcluir
  16. Cris, que loucura essa cheesecake! Adorei o colorido... Bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que delícia Cris.Adorei você usar pumpkin nesta receita.E a decoração como sempre linda.voce é tão delicada!!

    ResponderExcluir
  18. Cris, que maravilha! Adorei a receita e fica linda com esta decoração - tenho uma abóbora que quando abrir vou aplicar nesta sua receita. Depois lhe conto!

    Bj

    ResponderExcluir
  19. Fiz a receita e ficou muito boa, muito parecida com o cheesecake do Outback. O gosto da abóbora é bem sutil e fica maravilhoso com geléia de morango e chantilly.


    sorte

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!