quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Suco cremoso de abacaxi e hortelã

Quando pesquisei um pouco sobre as propriedades do abacaxi eu me senti um pouco culpada de não oferecer esta fruta mais vezes para a minha família. 

O abacaxi contém muitas propriedades e só para citar algumas: sais minerais como potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio. O suco de abacaxi é fonte de vitaminas: A, B1 e C. Faz bem para a digestão, atuando no intestino, é germicida, tem ação antioxidante, fortalece tecidos, vasos do sistema sanguíneo e é anti-inflamatório! Se você ingere abacaxi depois das refeições a vitamina C atua como antioxidante e auxilia na absorção de ferro no organismo, ajudando a combater a anemia. Já deu para perceber que estou encantada não é mesmo?

Para mim sempre o efeito mais visível foi um dia que usei para dor de garganta, passou rapidinho, como ensinou uma grande amiga. E o bom é comer ele cru.

Quando compro abacaxi verifico se as folhas da coroa estão se soltando com facilidade, uma vez ouvi dizer que significa que ele está no ponto de consumo. Ultimamente tenho comprado já fatiado nas bandejinhas... acho mais prático.

Já a hortelã eu sempre vi como a planta medicinal aromática que dá um toque de frescor na culinária. Na sua composição estão vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo e potássio. De vez em quando, meu filho mais novo antes de ir para a escola pega uma folhinha, lava e vai comendo. Eu também faço isso, gosto muito! Seu uso na culinária inclui temperar molhos de saladas, coalhadas, quibes, em sucos ou simplesmente na água gelada.

Fiz este suco para minhas amigas e como a jarra esvaziou rapidinho, presumo que tenham gostado!

Um suco refrescante e muito fácil de preparar! Como vai creme de leite o suco não se "separa" na jarra ou nos copos e você não precisa ficar mexendo toda hora!

Suco cremoso de abacaxi e hortelã
1 abacaxi, sem casca, com miolo, picado
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1/2 litro de água
1 caixinha de creme de leite ou creme de soja
1 xícara (chá) de cubos de gelo (ou mais se preferir)
Açúcar a gosto

No liquidificador, bata o abacaxi com miolo e a água por uns 5 minutos. Junte a hortelã, o creme de leite, açúcar a gosto e bata mais 1 a 2 minutos. Coloque o gelo e pulse um pouco. Não é necessário coar. Sirva imediatamente.

2 comentários:

  1. moça, se você compra fatiado, adeus vitamina C, que é extremamente volátil. fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, o abacaxi realmente é uma fruta com infinidades de beneficios à saude.Só perde um pouco o uso continuo por sua acidez.Meu marido ama suco de abacaxi com hortelá.Ainda não provei cremosinho assim, mas qualquer dia experimento.Beijos querida, tenha um lindo feriado.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!