quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Biscuits de queijo... Quando menos é mais!

 Menos é mais. Já ouviu este ditado? Simplifique a vida (-) e arrisque-se mais (+)! Se aquele amigo querido ligou dizendo que gostaria de almoçar com vocês e na conversa diz que a sua cozinha é mais espaçosa que a dele, pergunte se ele topa usar o seu fogão! E ofereça-se para fazer o aperitivo! 
 
Corra para a despensa, veja se tem farinha, sal e fermento em pó. Depois abra a geladeira e veja se tem leite, manteiga e queijo (ou nem precisa do queijo).  Para arrematar, um limãozinho ou vinagre para coalhar o leite e formar o buttermilk. Pronto! Em poucos minutos, você está pronta para a receita e poderá receber seus amigos com estes pãezinhos deliciosos! A receita de biscuits que faço é americana. Eles ficam bem macios e lá são servidos no café da manhã com um molho branco de linguiça e bacon ou em outras refeições acompanhando massas e outros pratos. Para o meu paladar eu acho que lembram um pouco o pão de queijo.
 

 
Para ter MENOS trabalho: empilhe os pratos no balcão ao lado de um porta-talheres. Para descontrair MAIS ainda: coloque os copos numa forma de pizza ou peneira.
 

 
Receita básica de biscuits
Adaptado do livro: The Ultimate Southern Living Cookbook - pg. 62
 
Xícara medidora: 240 ml
 
1/3 xícara de manteiga ou margarina gelada
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 xícara de buttermilk* ou iogurte natural
1 pitada de sal
1/2 xícara de queijo ralado na hora (de sua preferência ou omita)
 
1) Coloque a farinha de trigo numa tigela e corte sobre ela a manteiga gelada em pedaços. Com um garfo ou amassador de batatas faça uma farofa, deixando bolinhas de manteiga na farinha. Adicione o fermento em pó, o buttermilk, o sal e o queijo.
 
2) Tire a massa da tigela e sove em superfície levemente enfarinhada umas três ou quatro vezes. Abra a massa com um rolo, deixando-a bem alta com cerca de 1,5 a 2 cm de altura. Corte círculos com um copo ou cortador de biscoitos e coloque-os numa assadeira untada.
 
3) Leve ao forno preaquecido a 210° C por cerca de 15 minutos. Eles não costumam dourar por cima, só no fundo. Sirva como aperitivo com vinagrete, patês ou simplesmente azeite, sal e pimenta num prato raso para molhar os pãezinhos.
 
* Buttermilk: acrescente ao leite integral 1 colher (chá) de vinagre ou suco de limão, deixe descansar por 10 minutos e utilize em receitas de bolos e tortas, substituindo o leite puro... faz que fiquem com textura macia.

10 comentários:

  1. Que post mais simpático! Certamente essa simplicidade chique foi um sucesso de recepção, sim? Os pães de queijo ficaram com uma deliciosa textura. Hmmm... Muito bom! Ahhh! Tem sorteio lá no blog. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso deve estar realmente D.E.L.I.C.I.O.S.O. Amo queijo...

    Dar uma olhadinha no meu blog ele como um bebe...so tem um mes de vida...rssrsrsrsrs.

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece pão de queijo? Então é comigo! Yummy...!
    Adorei a receita, Cris!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Poxa adoro Biscuits! Todo fim de semana que não tem pao pro café da manhã e ninguem tá afim de sair pra comprar a dúvida é sempre se faço Pancake ou Biscuits (sem queirjo hehehehe). Receita muito legal!

    ResponderExcluir
  5. ISso mesmo, Cris, menos é mais. Essa é a minha filosofia.
    Já vou levando a receita. BOm carnaval para você.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha...
    Beijinhos,
    Aparece,
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receitinha...parece deliciosa. Eu amo muito queijo...deu fome

    Dar uma olhadinha no meu blog...como um bebe so tem 1 mes de vida...=P

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. cris, os teus biscuits que são os ingleses scones, ficaram lindos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu sempre vejo seu blog nos meus feeds, mas é a primeira vez que comento :) Gostaria de saber se é possível preparar os pães no dia anterior de serví-los. Eles ressecam demais? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junki, pode fazer sim com antecedência. Só tirar imediatamente do forno que não ressecam. Espero que goste!

      Excluir

Agradeço a sua visita!