terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Taco Pizza - Pizza Mexicana

Em terra americana, comida mexicana é a que mais lembra a brasileira. Sempre tem arroz, feijão, carne moída e queijo. No cardápio de sexta-feira tivemos como entrada pães, torradas e uma mistura que faço de azeite com pimenta-do-reino e sal para molhar o pão. Além de uma geléia de pimentão amarelo com cream-cheese de ervas. O prato principal foi a pizza mexicana, É um prato leve e completo. De sobremesa sorvete de creme com calda de chocolate. No lugar da tradicional massa de pizza, faço um "corn-bread" (bolo de fubá salgado) bem antes de a visita chegar. Quando a visita chega é só rechear e levar ao forno. A alface, os tomates e a cebola devem estar picados e lavados também, assim como o preparado o "refried beans" ou o tutu de feijão (feijões refritos). Esta é uma receita prática, pois se você se programar, terá só que montar enquanto degusta uma Margarita.

Bom, por onde começar? Para esta receita siga esta seqüência na montagem:

Primeiramente...
1) Corn-bread, faça antes esta receita AQUI para a base da pizza, asse em forma média ou grande de pizza e reserve. Não fatie depois de assado.
2) Tutu de feijão simples, amasse bem ou bata no mixer 2 xícaras de feijão formando uma pasta e acrescente uma colher de cominho - espalhe sobre a massa assada.
3) Carne moída, frango desfiado ou peixe em cubos - refogue e tempere 1/2 kg de carne com alho, sal, cominho e páprica ou colorau.
4) Mussarela ralada - a vontade, abuse.
5) Uma cebola pequena em cubos.

Em seguida, após o forno...
6) Alface picadinha.
7) Tomate em cubos.
8) Salsa ou molho mexicano.
9) Doritos quebrados.
10) Guacamole, se gostar (abacate amassado com tomate em cubos, azeite, pimenta, limão e sal).
11) Sour cream, se gostar (coalhada comprada em lojas árabes ou creme de leite, limão e sal).
12) Pimenta (tabasco, molho de pimenta, jalapeños)

Monte a pizza seguindo as etapas de 1 a 5 fazendo camadas, leve ao forno médio até derreter a mussarela. Retire do forno e acrescente os outros ingredientes, geralmente até a etapa 9, dos doritos, pois raramente sirvo a guacamole e o sour cream (e quando faço é separadamente - "on the side"). Bom apetite!

Dicas:
- Você pode usar massa normal de pizza, só não garanto a originalidade e o sabor.
- Eu gosto de usar alface americana, mas não não encontrei na semana passada.
- Em solo americano é mais simples, basta comprar um "corn bread mix" e fazer a massa, comprar uma lata de "refried beans", um pacotinho de "taco seasoning", temperar a carne, e seguir as outras etapas.

23 comentários:

  1. Oi, Cris! Eu gosto muito da comida mexicana e acho muito prático fazer para convidar uns amigos para jantar... desde que se comprem nachos e tortillas prontas! Curto também guacamole e sour cream e em geral faço um chili para completar. Só acho difícil dosar o tempero para o chilli: da última vez que fiz ficou extremamente apimentado e ainda me esqueci de misturar o cheddar ralado no final. Coisas de aprendiz. Beijinhos para você e seu pequerruchos.

    ResponderExcluir
  2. Senhoras, com licença: antes que apareçam os 50 comentários que essa receita vai gerar, quero me gabar por ter sido dos primeiros a experimentar! E embora eu seja suspeito, por também adorar a comida mexicana, essa pizza (na falta de um nome melhor, porque merece ter um nome exclusivo) é muuuito boa! Aliás, por incrível coincidência o cardápio de sexta foi mexicano aqui também. No Brasil, comida mexicana boa só comi aqui em casa e na da Cris, porque nos restaurantes fazem tão sem pimenta que fica sem gosto de nada... Que saudade do On The Border, né, amiga?

    ResponderExcluir
  3. Lu, eu deixo a pimenta a gosto do freguês, coloco só um pouquinho e depois na mesa os vidrinhos de pimenta. Funciona bem. Bjs!

    Geraldo, que bom que você apareceu por aqui, eu que o diga das tortillas e farritas que a Wal faz na sua casa... yummy... aliás ela precisa de um blog para compartilhar as maravilhas que faz na cozinha! E 'On The Border' é imbatível. Aqui o site: http://www.ontheborder.com/index_flash.html é da dar água na boca só de olhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oopss... é fajitas e não farritas, na verdade verdadeiras farras gastronômicas!

    ResponderExcluir
  5. Cris estou adorando esse momento mexicano aqui no blog, estou anotando tudinho (risos) adoro comida mexicana.

    ResponderExcluir
  6. Cris, adorei ver a explicação da montagem do taco! Vou tentar preparar e depois te conto! bjs

    ResponderExcluir
  7. Eliana, fico feliz que esteja gostando, momento mexicano foi um bom nome que você deu, qualquer dúvida pode me mandar por e-mail. Bjs!

    Akemi, é uma 'fiesta' quando faço essa taco pizza em casa. Espero que goste também. Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Que diferente! Eh invencao sua? Porque nunca vi isso por aqui. Eu gosto de comida mexicana, mas aqui ela eh tao carne de vaca, que acaba enjoando. E tem muito mexicano fake, e mexicano muito autentico, com carnitas que dao meeeeedooo!! :-))

    beijaooo,

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, eu adaptei de numa revista Family Circle antiga, já que aqui não temos o "corn bread mix", sem contar que "taco seasoning", "refried beans" e "salsa" custam caro demais... Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris!! Primeira vez que visito seu blog e posso confessar: foi amor à primeira vista!!
    Eu adoro comida mexicana e quando vi a receita desta pizza... hummm... adorei!! Com ctz vou fazer esta receita em casa e depois te conto!
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Cris, mas que delícia que deve ser!
    Já fui atrás da receita para a base da pizza. Qualquer diz destes eu me animo a fazer, porque pelo que li é um pouco trabalhoso, não?

    ResponderExcluir
  12. Silvia! Seja bem-vinda, fico feliz com sua visita! Gosto de passar sempre lá no seu para conferir as novidades!

    Sonia, a primeira vista parece complicado, mas é só fazer uma vez para pegar o jeito. Use massa de pizza pronta e coloque os recheios (etapa 2 em diante). Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Cris, não foi isto que eu pedi... Foi a SALADA mexicana em camadas, lembra? De qualquer forma, esta Taco Pizza parece deliciosa!! O que me faz indagar: PORQUE EU NUNCA COMI ISTO NA SUA CASA??? Agora tá me devendo, pronto! :o) Beijinhos...

    ResponderExcluir
  14. I might not understand most of it but I know Margarita! And I know I would love a bite of that pizza! Happy day!

    ResponderExcluir
  15. Puxa! O Blogger deu xabu no comentário q enviei ontem aqui.. até aparece q vc não pegou o recado de q essa receita é maravilhos.... de qq jeito, uma dica pra sour cream q uso qdo faço comida mexicana, é comprar um potinho de coalhada Vigor (fica do lado dos iogurtes mesmo) e dar uma batidinha com meu mini-fouet pra ficar mais viscosa...

    ResponderExcluir
  16. Ci, aha... então é a salada... eu prometo fazer em outra ocasião e colocar aqui... basicamente é a mesma seqüência, você usa doritos no lugar do cornbread para forrar o pirex ou forma de pizza! Obrigada pela lembrança, tinha fugido da memória amiga.

    Deana, pizza and margarita are universal words, so you even if you don't speak the language just say "pizza!" and you won't starve anywhere in the world! :-)

    Camila, gostei da dica da coalhada, sabe que nunca tinha visto? Você está muito chique com seus new gadgets. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Gente....ninguém melhor do que quem comeu pra fazer um comentariozinho...well...eh uma verdadeira refeição!!! Tem de tudo o que você precisa!!! Maravilhoso...foram momentos agradáveis cobertos de comida e bebida maravilhosa...façam em suas casa, convidem seus amigos, e aproveitem o tempo de comunhão...vale a pena!!! Beijos...

    ResponderExcluir
  18. Cris, suas receitas estão fazendo o maior sucesso por aí, heim? Olha só quantos comentários!

    ResponderExcluir
  19. Tenho uns tacos no armário da cozinha e adoro piza. Acho que vou testar esta receita, que parece deliciosa.

    ResponderExcluir
  20. Elvira, depois me conte como ficou, qualquer dúvida, só me chamar aqui! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Raquel, realmente foi muito bom nosso jantar, vamos repetir logo?

    Lu, hehe, sempre coloco uma pitada amor em tudo que faço, apesar de alguns fiascos também na cozinha! :-)

    ResponderExcluir
  22. mae adorei a pizza del mexico,muito boa e voce tambem e boa em cozinha (nossa chef)

    ResponderExcluir
  23. Oh meu filhão... mamãe está muito feliz com esse carinho aqui, amo vocês!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!