sábado, 30 de agosto de 2008

Geléia de café, e é bom...

Eu gosto tanto de café que quando vi que tinha um desafio de geléia no blog Sabor da Fer Ayer eu não pensei duas vezes... é agora que vou tentar imitar uma geléia deliciosa que comi da marca A Senhora das Especiarias num chá da tarde na casa de minha amiga Adriana... Ela trouxe a geléia de Minas e não encontrei aqui ainda. Bem, a tentativa não foi totalmente frustrada, consegui uma geléia com sabor encorpado de café que ficou muito boa, mas a consistência vou ter que ajustar na próxima vez para que fique mais cremosa. Eu fiquei imaginando esta geléia como cobertura de um cheesecake...
Ingredientes
1 xícara (250 ml) de café não muito forte
2 colheres (sopa) de água
1/2 colher (chá) gelatina em pó incolor sem sabor
2 colheres (sopa) de açúcar
1 rama de canela

1) Hidrate a gelatina na água e leve ao fogo baixo para dissolver, não deixe ferver.

2) Misture o café, a gelatina derretida, o açúcar e a rama de canela. Leve à geladeira para endurecer. Sirva com torradas, pães doces ou utilize em receitas doces como cobertura.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Coleslaw com beterrabas - salada muda a cara com molhos

Gosto de um desafio, eles me tiram da rotina e me botam para correr na cozinha. Quando vi que a beterraba foi escolhida para reinar no evento do Rei da Colher eu pensei, mas o que vou fazer com beterraba? Na dúvida, comprei umas beterrabas orgânicas, pequenas e muito bonitas.

Esta semana eu queria comer uma salada no almoço, abri a geladeira e escolhi três ingredientes, repolho, cenoura e a beterraba! Lembrei-me então da salada coleslaw, que é uma salada americana de que gosto muito, feita com repolho e molho de maionese. Só reinventei a roda, primeiro fiz um molho com semente de gergelim para dar um toque oriental e saboreei uma salada crocante no almoço. Em outro momento para não comer a mesma salada, peguei o molho que tinha sobrado e adicionei um pouco de maionese e o resultado foi excelente! Fiz até um sanduíche com a nova salada!

Geralmente saladas de repolho levam açúcar para suavizar o sabor, neste caso usei o mel.

Este molho também pode ser usado em salada de batatas se você gosta de salada de maionese bem cremosa!

Ingredientes para o coleslaw
1/2 repolho ralado (onde rala cenoura)
1 cenoura ralada
1 beterraba ralada
1/2 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de castanha-de-caju trituradas (opcional, pode ser maçã picada)

Ingredientes para o molho estilo oriental
1 a 2 colheres (sopa) de mel (derreta no microondas por 5 s)
4 a 5 colheres (sopa) de azeite
1 a 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
3 colheres (sopa) de água
1/2 colher (sopa) de sal marinho
sementes de gergelim a gosto
pimenta-do-reino ralada na hora ou molho de pimenta

Misture todos os ingredientes ao coleslaw.

Ingredientes para o molho cremoso de maionese
1 receita de molho oriental (acima)
1 xícara de maionese

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Uma cozinha com ares de shabby chic

Em visita a Serra Negra, SP me perdi nesta loja de decoração super charmosa que vende artigos shabby chic, uma tendência na decoração que transforma achados em um visual com aspecto retrô, romântico, despojado e cria um ambiente de aconchego.

A vendedora foi gentil e me deixou fotografar. Eu queria uma cozinha assim... só me falta lembrar o nome da loja, mas se você visitar a cidade, fica no centro, numa rua sem saída, perto de uma praça onde tem passeios a charretes... entendeu né :-)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Canapés para Miss Marple

Sanduíches e canapés - este é o tema que Leila e eu escolhemos para o evento chá da tarde de agosto. A minha contribuição é simbólica, apenas para incentivar a sua participação.

Ingredientes simples criam estes canapés para receber uma visita em estilo inglês. Conhecidos como "cucumber tea sandwiches", os sanduíches mais servidos no chá inglês formal, me lembram os livros de Agatha Christie.

Uma curiosidade: canapés hoje também são conhecidos como 'finger foods" e servem para abrir o apetite e estimular os convidados a beberem, o ideal é comê-los com os dedos.

Ingredientes:
Pão de forma (de preferência sem casca)
Patê de cor clara (usei creamcheese com ervas)
Pepino japonês fatiado finamente com a casca

1) Seque o pepino com papel toalha.

2) Passe o patê nas fatias de pão.

3) Cubra com o pepino fatiado, sobreponha um pouco as camadas, e corte as fatias de pão na diagonal com faca ou cortador de biscoitos. Decore com pimenta ou folhas de salsinha, agrião ou hortelã.

E pronto! É tão fácil quanto parece!




A receita original e as instruções estão neste blog: Vegan Yum Yum

Enquanto a Fabrícia preparava seu dip de beterraba lá no Canadá, e batíamos um papo pelo chat do Skype, eu preparava estes sanduíches para receber uma nova amiga, que é artesã e em breve fará uma ponta aqui... Como é importante usar a internet para o bem e poder compartilhar momentos agradáveis e fortalecer laços de amizade!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Harissa bel louz, o bolo tunisiano

Quem conhece este blog sabe de meu amor pelo tempero harissa... Quando recebi a farinha de amêndoas da Fabrícia, sua mãe me disse que ela sabia fazer um bolo fofinho e delicioso com essa farinha... Por coincidência, o bolo se chama harissa, só que o tempero nem chega perto, harissa está apenas no nome, que também é um doce na Tunísia.

Sabe aquele bolo árabe que você sempre olha na vitrine e não sabe se vale a pena ou não... pois este aqui vale cada pedacinho, e deliciosa sensação não descreve perfeitamente a maravilha que é saborear este bolo.

A receita que transcrevo aqui está um pouco diferente da original, que pode ser conferida com lindas fotos no charmoso Sopa Vermelha. Eu tive um probleminha técnico quando fiz o bolo, minha semolina estava vencida e tive que adaptar com masa harina (a farinha de milho mexicana). Acredito que o sabor não tenha sofrido danos com a substituição, o sabor da laranja e das amêndoas permaneceram sutis e agradou a todos, tanto que só sobrou um pedacinho que escondi para tirar a foto no dia seguinte...

Ingredientes para o bolo
250 g de amêndoas em pó, finamente trituradas
200 g de tâmaras (não usei)
100 g de açúcar
155 g de sêmola de trigo fina ou grossa (usei masa harina)
3 ovos
raspas de meia laranja
50 g de manteiga
250 ml de leite (usei leite de soja culinário, não adoçado)
3 gotas de essência de amêndoas amargas (usei essência de butter pecan, pode ser baunilha)
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (usei caldo de laranja...)
1 colher (sopa) de fermento em pó
10 g de açúcar baunilhado (tinha um pacotinho aqui que ganhei da Fabrícia)
1 pitada de sal

1) Preaqueça o forno à 180°C. Em uma panela (inox) que possa ir ao forno, coloque a sêmola e doure durante 10 minutos no forno. Em seguida, retire a panela do forno e acrescente a manteiga. Deixe a manteiga derreter e misture bem. Adicione o leite e mexa delicadamente. Vai formar uma papinha.

2) Num recipiente fundo, misture os ovos, o açúcar, a essência de amêndoas, as raspas de laranja, a água de flor de laranjeira, o açúcar baunilhado, o fermento em pó e o sal. Adicione em seguida a papinha de sêmola e misture bem. Acrescente as amêndoas trituradas e misture.

3) Unte uma assadeira retangular (20 x 26 cm) e despeje a massa. Leve ao forno (180°C) por aproximadamente 30 a 40 minutos.

Enquanto o bolo assa faça a calda, é o tempo certinho...

Calda
200 g de açúcar
10 g de açúcar baunilhado
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (sopa) de suco de limão
800 ml de água

1) Coloque todos os ingrediente em uma panela, misture bem e leve ao fogo médio até ferver.

2) Depois que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos.

3) Retire o bolo do forno, corte em quadrados ou losangos sem retirar os pedaços da assadeira. Molhe com a calda bem quente. Deixe esfriar e repita a operação para que o bolo fique bem molhadinho.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Filé de Saint Peter com Nirá e Aspargos

Para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, e participar do evento que a querida Akemi do blog Pecado da Gula está promovendo, escolhi este prato que leva ingredientes japoneses e que agrada o paladar de qualquer brasileiro. Dourei filé de Saint Peter, um peixe que combina com pratos japoneses, servi com aspargos grelhados com nirá (broto de alho japonês) e batatas assadas.


Ingredientes:
(Substituições entre parênteses)
4 filés de peixe Saint Peter (ou qualquer peixe de sua preferência)
1 colher (sopa) de saquê-mirin (vinho branco ou limão)
1 colher (sopa) shoyu (ou molho inglês)
1/2 colher (sopa) gengibre ralado
1/3 colher (chá) sal marinho
Pimenta-do-reino a gosto

Folhas de nirá picada (ou alho-poró)
4 a 5 talos de aspargos (ou brócolis), picados em pedaços grandes
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Azeite e manteiga para grelhar

1) Tempere os filés e deixe tomar gosto por meia hora.

2) Doure os filés em azeite com manteiga numa frigideira antiaderente. Transfira para um prato ou travessa.
  • Para que o filé fique bem dourado: use frigideira antiaderente e deite os filés no azeite frio. Deixe fogo médio até dourar a parte inferior, só então vire. Esta dica eu aprendi com o Chef a domicílio Curtis Stone, não, não fui abordada por ele no supermercado...)
3) Use a mesma frigideira e salteie os aspargos no azeite com sal e nirá até ficarem tenros. Acrescente um pouco de água se necessário e deixe evaporar. Disponha no prato com os filés e as batatas assadas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Uma coleção de carinhos

Cada coleção tem uma história... não sei como a maioria das pessoas começou a sua... mas a nossa foi há cerca de 12 anos com um copinho que eu quis trazer de lembrança para meu marido da França. Assim, ele retribuiu o carinho na próxima viagem e a brincadeira começou. Hoje os amigos viajam e na volta nos presenteiam com copinhos de várias partes do Brasil ou do mundo. E ficamos felizes, pois significa que fomos lembrados!

Os últimos copinhos viajaram muito, vieram da Malásia através do marido da Claudia e o da Califórnia foi trazido pela Cinara junto com outros mimos deliciosos e úteis. Agradecemos a lembrança, eles estão decorando com estilo a nossa casa!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tacos - gostinho mexicano

Na nossa cozinha comida mexicana é sinônimo de alegria não só para as crianças mas para os adultos também. Uma refeição light, os tacos são preparados rapidamente, quase que de improviso ou com sobras do almoço. Há vários tipos de recheio: carne, frango, peixe ou camarão, além dos complementos, e você pode usar a imaginação: alface, cenoura ralada, queijo ralado, cebola, tomate, pimentão etc.

Apenas alguns ingredientes são necessários:
Tacos crocantes
Carne em cubos/moída, ou frango desfiado/em tiras, peixe ou camarões - refogue com com sal, pimenta e cominho ou chili em pó
Alface rasgadinha
Tomates picados
Cebola em cubos
Queijo ralado: do reino, cheddar ou muçarela (com ç)
Pimentão picado ou pimenta americana
Guacamole ou molho mexicano (opcional)
Coalhada (no lugar do sour cream)

1) Aqueça as conchas de tacos no forno por cerca de 5 minutos ou conforme instruções da embalagem. Cubra antes com uma folha de papel alumínio para mantê-las quentes na mesa.
  • Dê um sabor especial aos tacos polvilhando páprica ou chili em pó nas conchas antes de levar ao forno.
2) Para servir, cada pessoa prepara o seu: camadas de carne, tomate, alface, cebola, finalizando com o queijo e a coalhada ou outro molho.

Conheça outras receitas mexicanas deste blog clicando aqui.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Harissa, mon amour

A harissa é uma mistura de pimentas e especiarias e é originária da Tunísia. Esta foi preparada pelas mãos da sogra da Fabrícia, que tem mais explicações em seu blog. Usamos harissa em quase todos os pratos, ela apresenta sabor intenso, realça carnes, ensopados, molhos, pizzas, massas etc. com um toque picante e agradável.

A Elvira ensina como preparar harissa em pasta em seu blog.

domingo, 10 de agosto de 2008

Panquecas de leite de soja para o papai

A comemoração do dia do Pais começou com um café manhã caprichado. Panquecas americanas com as opções de cobertura: calda de banana, manga, maple syrup e as crianças usaram requeijão! Preparado em alguns minutos, a casa ficou com cheiro de IHOP (International House of Pancakes), um restaurante americano que serve panquecas de vários sabores.

Esta receita é feita com pura soja ou leite de soja culinário, sem sabor e não adoçado (a marca é Yoki), que serve tanto para receitas doces como salgadas.

Ninguém percebe que você está usando leite de soja! No meu caso, a necessidade fez o hábito, pois nosso filho menor tem intolerância à proteína do leite de vaca.

Basta substituir a quantidade de leite de qualquer receita por leite de soja culinário.

Panquecas americanas com leite de soja
1 xícara de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo batido (bata a clara com garfo até espumar e junte a gema)
1 xícara de leite de soja culinário (sem sabor e não adoçado)
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Panqueca de frutas (banana, maçã, blueberries) - acrescente frutas picadas à massa na frigideira.
Panqueca com gotas de chocolate - acrescente as gotas à massa na frigideira.

1) Em uma tigela misture farinha, açúcar, fermento em pó e sal. Em outra tigela bata o ovo, junte o leite e o óleo e adicione à mistura de farinha. Mexa até incorporar bem.

2) Em uma frigideira antiaderente levemente untada e usando fogo baixo, despeje lentamente cerca de 1/4 de xícara da massa.

3) Vire a panqueca só quando a superfície começar a borbulhar e as bordas secarem. Sirva com mel derretido no microondas por alguns segundos, maple syrup, bananas cozidas com açúcar e mel, frutas como morango, manga etc.


Panqueca sem glúten:
Substitua a farinha de trigo por farinha de trigo sarraceno (buckwheat) e farinha de arroz, adicione meia xícara de cada à receita.

Confira também:









Panquecas de buttermilk

Receita adaptada de Better Homes and Gardens

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Creme de Mandioca e Bobó de Camarão

Creme de mandioca
Eu digo mandioca mas tem gente que diz macaxeira ou aipim. Estava na dúvida de qual receita postar para o Rei da Colher, que neste evento elegeu a macaxeira como rainha. E segui o lema: na dúvida acelere, então fiz duas receitas! A base dos caldos é praticamente a mesma, na primeira a harissa, uma pimenta tunisiana que ganhei da Fabrícia dá um toque especial ao creme. Se você gosta de pimentas, vale a pena experimentar a harissa, que já se encontra disponível no mercado nacional, geralmente em lojas gourmet ou empórios de importados.

A segunda receita é um bobó de camarão simplificado, coisa de paulista que gosta de comida nordestina.
Eu geralmente cozinho a mandioca previamente apenas com água por cerca de 20 minutos na panela de pressão, verifico se estão cozidas ou se precisam de mais tempo. Retiro o fio central e descarto. Guardo a mandioca cozida na geladeira em recipiente de vidro e quando executo a receita não perco tempo descascando e cozinhando a mandioca.

Creme de mandioca
1,5 kg de mandioca cozida sem sal
3 litros de água
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
50 g de bacon picado e frito
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de azeite e 1 de óleo
1/2 colher (chá) de pimenta harissa, ou outra de sua preferência
2 xícaras de agrião picado, com os talos (ou couve)

1) Frite no azeite e óleo a cebola e o alho. Acrescente a mandioca cozida e amassada com um amassador de batatas ou acrescente água e bata com o mixer na própria panela. Junte o sal e a harissa. Deixe ferver até engrossar. Teste o sal.

2) Enquanto ferve o caldo, frite o bacon na própria gordura dele. Quando o caldo engrossar, adicione o bacon e o agrião picado. Abafe um pouco. Sirva quente.

Estas duas receitas podem ser preparadas na panela crockpot (panela elétrica de cozimento lento).

Bobó de camarão
Para o bobó de camarão eu faço apenas algumas alterações ao creme de mandioca. Eu tentei imitar um prato tradicional do nordeste e ficou muito bom, não encontrei o camarão seco que muitas pessoas usam e também não segui uma receita específica...

Para fazer bobó com caldo de camarão:
Se comprar camarão com casca, limpe o camarão e afervente as cabeças e as cascas com a água recomendada na receita. Coe, despreze as cascas, e use o caldo de camarão para fazer o bobó.

Bobó de camarão
- 1,5 a 2 kg de mandioca cozida
- 3 litros de água ou caldo de camarão
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picado
- 5 colheres azeite dendê
- 5 colheres de azeite
- 2 tomates picados
- louro ou coentro a gosto
- 1 kg de camarão rosa limpo, temperado com sal e pimenta
- 1 pimentão verde ou vermelho
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)

1) Bata primeiro no liquidificador a mandioca com a água (ou caldo de camarão) e reserve.

2) Refogue no azeite alho, cebola, tomates e pimentão, quando estiverem macios acrescente o camarão e cozinhe por 2 a 3 minutos apenas. Acrescente a mandioca batida, o azeite de dendê, o leite de coco e o coentro ou louro. Apure levemente e sirva com arroz branco.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Vencedora do Chá da Tarde e Novo Desafio

Com tantas receitas gostosas, foi realmente um desafio eleger a receita vencedora do mês de julho.

A receita Barcelona Hot Chocolate obteve o maior número de votos e a querida Cláudia do Blog Magia na Cozinha é a vencedora deste mês. Parabéns Claudia!

Em segundo lugar ficou o Coquetel de Frutas da Luna do blog Quiche de Macaxeira.

Em terceiro lugar ficaram Chá de Manga Gelado e a Infusão de Passion Fruit com Menta, receitas da Akemi do Pecado da Gula e da Laila do Comidinhas do Bem, respectivamente.

A seleção com todas as receitas está aqui. Agradecemos mais uma vez a participacão de todos os blogs.

Como prêmio a Cláudia ganhará: o livro The Ritz London book of Afternoon Tea, o chá Orange and Cinnamon tea e um coador de chá da Witthard of Chelsea.

E agora... o desafio do mês de agosto.

De acordo com o estilo inglês, um chá da tarde deverá sempre começar com sanduíches ou canapés. Não é permitido provar bolos e muffins sem antes degustar alguns dos inúmeros tipos de sanduíches.

E, sendo assim, este será o desafio para chá da tarde do mês de agosto!

Are you ready? Dê asas à sua imaginação, relembre os inúmeros canapés e sanduíches que já provou, pense nos recheios que gosta, tipos de pães que podem ser usados e como gostaria de apresentá-los aos seus guests (convidados) no chá da tarde.

As receitas deverão ser enviadas até dia 31 de agosto para o seguinte e-mail: chadatarde@hotmail.com. Especifique no e-mail o assunto: 'Chá da tarde - Sanduíches e Canapés' e não se esqueça de incluir fotos e link para a receita.

  • Cada blog poderá participar com apenas uma receita.
  • Após a divulgação das receitas terá início a votação pelo e-mail chadatarde@hotmail.com.
  • Apenas o resultado da eleição será divulgado, sem identificar o voto.
  • A receita com maior número de votos ganhará um prêmio.

O prêmio para quem vencer o desafio deste mês de julho será:

- Forminhas de silicone para muffins

- E este lindo avental

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bolo de cenoura com canela

Este é um bolo de cenoura para quem não gosta de bolo de cenoura... A receita é simples e tradicional, a canela é que faz a diferença fazendo desaparecer o sabor da cenoura e a quantidade de fermento deixa o bolo fofinho.

Dedico este bolo à Bia, do blog L'amour dans l'assiete que visitou o Hopi Hari com a família e a Laila, a Cinara e eu fomos até lá só para conhecê-la! Obrigada Bia por nos apresentar sua família!

Bolo de cenoura com canela
3 cenouras pequenas (ou 2 grandes)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de canela em pó

1) Bata a cenoura, o óleo e os ovos no liquidificador.

2) Em uma tigela coloque os ingredientes secos e junte a mistura batida no liquidificador. Mexa bem e leve para assar em forma redonda de 30 cm, untada e enfarinhada, por cerca de 30 minutos em forno preaquecido a 200°C.

Cobertura de chocolate
(receita da mamãe)

4 colheres (sopa) de leite ou água
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) chocolate em pó
1 pitada de sal

Ferva até engrossar e começar a desgrudar da panela. Cubra o bolo imediatamente.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Participações no Chá da Tarde: Bebidas

O mês de julho chegou ao fim e com ele o primeiro desafio do chá da tarde: as bebidas.

Durante o mês recebemos diversas receitas e chegou a hora de degustar e descobrirmos juntas as preferências de cada uma e imaginar o que nos seria oferecido caso fôssemos convidadas para um chá da tarde na casa de alguma participante.

Chegou a hora de votar! Escolha sua receita favorita, envie-nos um e-mail para chadatarde arroba hotmail.com ou deixe aqui seu comentário com a sua escolha.

Tomem seus lugares, as bebidas, na ordem de chegada dos e-mails, já estão na mesa!




A Akemi lá longe no Japão, com seu Pecado da Gula está nos esperando com um refrescante chá de manga gelado, simples, gostoso e com um charmoso contraste de cores!







Nas noites frias, a Priscila, que escreve Delicias by Priscila, assiste a um filme alugado e toma uma caneca de Moça da Roça que ela serve com raminhas de pauzinho de canela como colheres e canela em pó para polvilhar, que segundo ela é tudo de bom!






Em seu escritório a Claudia, que faz Doces Encontros, enquanto navega na internet saboreia um tradicional e delicioso chocolate quente que ela faz com muito carinho para a família.






A Fer Ayer tem o Sabor e não passa mais vontade de tomar um Mocha, mesmo quando está longe do Starbucks. Ela descobriu esta receita que vai bem com um brownie e garante que é quase igual ao original e só faltou a espuminha do leite.







E se você está no Sul, como a Talula com seu Prá ver e Comer, pegue sua cuia de chimarrão, faça frio ou calor, e entre na roda de chimarrão no fim do dia com a família e os amigos .





A Letícia gosta de inovar na sua Cozinha Magia e criou um chocolate quente com coco que ela batizou de Hot Choconut, uma bebida cremosa com um sabor bem diferente.





Carpe Diem! A Carla telefonou para a avó dela para conseguir uma receita que a levou de volta aos tempos de criança, quando ela passava o dia bebendo este refresco de café.







Mesmo em pleno verão americano a Claudia faz Magia na Cozinha e revela que caiu em tentação com a receita Barcelona Hot Chocolate que combina chocolate quente, café espresso e um toque de laranja.





Quando teve que preparar uma bebida para uma festa de final de tarde a Filipa, fez jus ao nome de seu blog Receitas da Filipa, e apareceu com uma bebida fresca e saborosa, que causou muito sucesso com sua apresentação!




A Lílian, que não brinca na cozinha, escreveu em seu Brincando de Casinha que estava imaginando um chá da tarde de um dia frio e muitos salgados na mesa e fez uma bebida quente de milho com coco para brindar com as amigas.







Quem disse que no chá da tarde tem só bebida quente? Sucos e coquetéis sem álcool também podem ser servidos e foi pensando nisso que a Luciana ofereceu em seu Cafezinho das Cinco uma sangria de uva.







A Glaucia e seu cunhado têm uma dica infalível para combatar a insônia: chá de maracujá que você pode conferir com Madames na Cozinha.





A Renata em Geléia de Rosas criou especialmente para o nosso chá uma bebida leve e refrescante de preparo simples e perfeita para ocasiões descontraídas e que tem um nome bem sugestivo: Lassi Cítrico de Laranja e Romã.



Parece... mas não é de morango! Esta é a proposta da Luna, do Quiche de Macaxeira, que contou com a ajuda de uma amiga para descobrir o que faltava para este coquetel de frutas cremoso ter um sabor tão refrescante.








Especiarias como cardamomo e canela nos remetem a terras distantes de sabores divinos e com este café turco cremoso a Valentina nos recebe em sua casa. A receita está no expresso oriente Trem Bom.










Uma infusão saborosa que pode ser provada tanto quente como fria! E quem assina a receita é o irmão da Laila. Lá no Comidinhas do Bem ela nos ensina que esta bebida frutal acompanha bem madeleines, cupcakes, bolachinhas e brioches.





Tivemos ainda a participação da Carol, do blog Permita-se, que não conseguiu publicar seu post pois ela está de mudança para o Sul. Ela faz um cappuccino caseiro delicioso e transcrevo a seguir sua receita.

Pó para Capuccino

400 gramas de leite em pó integral
200 gramas de açúcar
200 gramas de chocolate em pó
50 gramas de café solúvel
1 colher de sopa bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela em pó

Misture tudo no liquidificador. Guarde a mistura em um recipiente bem tampado. Para preparar o café, adicione duas colheres do preparo (mais ou menos, isso vai depender do seu gosto) em uma xícara de água quente. Decore com chantilly e um pau de canela para fazer o papel da "colherzinha".

Agradecemos a todas as participações, ao incentivo e à divulgação em seus blogs!

Se sua receita ficou de fora desta seleção, entre em contato conosco por e-mail.